Este livro é resultado de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Brasil, e pesquisadores da Consultoría BioMundi, Instituto de Información Científico-Tecnológica (IDICT) e Universidad de la Habana, Cuba.
Enfoca a inteligência organizacional sob distintos olhares, apresentando temáticas que interagem com este objeto de pesquisa, cujo conhecimento científico construído pode propiciar avanços e desenvolvimentos em distintas áreas.
A inteligência organizacional, enquanto campo investigativo no âmbito da Ciência da Informação, tem propiciado discussões importantes sobre a informação e o conhecimento em contextos organizacionais.
Nessa perspectiva, os estudos enfocam os ambientes informacionais, os fluxos de informação, a gestão da informação, a gestão do conhecimento, a cultura e o comportamento informacional, entre outros aspectos relacionados como, por exemplo, o desenvolvimento da competência em informação nos sujeitos organizacionais e a compreensão do valor da informação e do conhecimento para a geração de inovação e o processo decisório organizacional.
Os capítulos aqui presentes revelam diferentes aspectos relacionados a ao processo de inteligência organizacional, de maneira que abrangem desde questões psicológicas inerentes aos sujeitos organizacionais e que, portanto, afetam significativamente o processo, até questões tecnológicas relacionadas a aplicação de ferramentas que auxiliam a implantação e o desenvolvimento do processo em ambientes organizacionais.
Conhecer o processo de inteligência organizacional, por meio de múltiplos olhares, é essencial para organizações que desejam gerar diferenciais competitivos num mundo internacionalizado e altamente competitivo.
Este livro apresenta enfoques distintos, entretanto, todos os aspectos aqui debatidos fazem parte do processo de inteligência organizacional, por essa razão, compreender a complexidade do processo de inteligência organizacional é o primeiro passo para as organizações definirem e planejarem ações de curto, médio e longo prazo que, possibilitem a geração de diferenciais competitivos, em especial a criatividade e a inovação.
Nessa perspectiva, este livro pretende contribuir com profissionais do mercado, acadêmicos e interessados na inteligência organizacional.