Educação, Cultura E Sociedade

Educação, Cultura E Sociedade, evidencia movimentos em direção a uma concepção de formação humana que ultrapassa os limites da racionalidade do capital.

A Série Reflexões na Educação tem a finalidade de publicar resultados de pesquisas que tenham como objeto a esfera educacional, em especial, as ações educativas realizadas no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

Uma particularidade importante desta Série é que os autores-pesquisadores têm algo em comum: sua relação direta com a RFEPCT, seja como trabalhadores docentes, ou técnico-administrativos, ou como estudantes/egressos de cursos de pós-graduação stricto e lato sensu dessa Rede.

A Série Reflexões na Educação se situa como veículo de difusão dessa produção e, dessa forma, se insere na luta por uma concepção contra-hegemônica de formação humana: a formação integral de todos e de todas.

Nesse quadro de disputa, este quarto volume da Série, que se intitula Educação, Cultura E Sociedade, evidencia esses movimentos em direção a uma concepção de formação humana que ultrapassa os limites da racionalidade do capital na busca pela formação integral dos seres humanos.

A obra está dividida em duas partes. A Parte I, CONCEITOS FUNDAMENTAIS E PERSPECTIVA HISTÓRICA, é composta por seis capítulos que discutem várias características e especificidades da educação profissional tecnológica brasileira, com ênfase no currículo integrado do ensino técnico de nível médio e no processo histórico da verticalização do ensino desenvolvido na rede de Institutos Federais.

Enquanto isso, em cada um dos cinco capítulos da Parte II, EXPERIÊNCIAS SINGULARES, discute-se a especificidade de experiências educativas em desenvolvimento em instituições da RFEPCT na busca por essa formação plena dos sujeitos, por um lado, junto da lida com demandas pragmáticas de outro.

Feita essa breve contextualização sobre o Volume 4 da Série Reflexões na Educação, convidamos, então, todos que se interessam por esse sub-campo desafiador da educação, que é a educação profissional, seja como pesquisador ou estudante, a mergulhar no conteúdo desta obra visando aprofundar os conhecimentos sobre a área e, dessa forma, contribuir para a constituição de uma práxis efetivamente transformadora.

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Uma particularidade importante desta Série é que os autores-pesquisadores têm algo em comum: sua relação direta com a RFEPCT, seja como trabalhadores docentes, ou técnico-administrativos, ou como estudantes/egressos de cursos de pós-graduação stricto e lato sensu dessa Rede.

A Série Reflexões na Educação se situa como veículo de difusão dessa produção e, dessa forma, se insere na luta por uma concepção contra-hegemônica de formação humana: a formação integral de todos e de todas.

Nesse quadro de disputa, este quarto volume da Série, que se intitula Educação, Cultura E Sociedade, evidencia esses movimentos em direção a uma concepção de formação humana que ultrapassa os limites da racionalidade do capital na busca pela formação integral dos seres humanos.

A obra está dividida em duas partes. A Parte I, CONCEITOS FUNDAMENTAIS E PERSPECTIVA HISTÓRICA, é composta por seis capítulos que discutem várias características e especificidades da educação profissional tecnológica brasileira, com ênfase no currículo integrado do ensino técnico de nível médio e no processo histórico da verticalização do ensino desenvolvido na rede de Institutos Federais.

Enquanto isso, em cada um dos cinco capítulos da Parte II, EXPERIÊNCIAS SINGULARES, discute-se a especificidade de experiências educativas em desenvolvimento em instituições da RFEPCT na busca por essa formação plena dos sujeitos, por um lado, junto da lida com demandas pragmáticas de outro.

Feita essa breve contextualização sobre o Volume 4 da Série Reflexões na Educação, convidamos, então, todos que se interessam por esse sub-campo desafiador da educação, que é a educação profissional, seja como pesquisador ou estudante, a mergulhar no conteúdo desta obra visando aprofundar os conhecimentos sobre a área e, dessa forma, contribuir para a constituição de uma práxis efetivamente transformadora.

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