
Narrativas E Enigmas Da Arte é composta por 32 textos que reverberaram a força indômita da linguagem, da arte da ficção, da experiência do narrar que nos tece humanos no tempo, da energia poética que enlaça a potência da razão aos rumores insistentes dos arcanos de nossa alma lúdica.
Narrativas E Enigmas Da Arte reúne artigos de pesquisadoras e pesquisadores que, a partir de suas investigações acadêmicas e de campo, trazem-nos reflexões sobre as obras de uma miríade de artistas: escritores, ilustradores, cineastas, editores, designers, pintores, quadrinistas, gamers, que trabalham a partir de um caldeirão de referências culturais extremamente variadas e, por vezes, levam-nos também para os caminhos da necessária teorização a partir da multiplicidade da experiência dos que fruem as obras.
O convite para adentrar frestas, tatear e seguir fios da memória e caminhar com palavras pelos arredores da ficção foi respondido com brilhantismo e ousadia nessa obra que será, com certeza, ponto de partida para o desenvolvimento de novos grupos de pesquisa e possibilidade de encontros científicos para investigadores e professores espalhados pelo mundo.
Destacam-se intrigantes estudos concernentes à literatura para a infância e a juventude, sobretudo, atentos aos desafios da contemporaneidade, que enlaçam discussões sobre a formação do leitor literário, em face das novas tecnologias, contexto que faz emergir um novo perfil: o leitor “ubíquo”, nos termos de Lucia Santaella.
Se como preconiza Walter Benjamin, a arte de narrar está em vias de extinção, posto estarmos “privados de uma faculdade que nos parecia segura e inalienável: a faculdade de intercambiar experiências”, compreendemos ser uma forma de resistência o fato de voltar nosso olhar para a dinâmica viva da matéria narrativa que alimenta a Literatura.
Matéria que engendrou parte importante do cânone da Literatura para crianças e jovens. E, como sabemos, gênero que está a congregar textos denominados: contos de magia, de encantamento, contos de fadas, contos maravilhosos, contos fantásticos, em suas realizações nas matrizes de pensamento e linguagem, a saber verbal, visual, virtual, e que advém, não raro, de fontes míticas, mas sobretudo engendram relatos de experiências existenciais, sociais repletas de afecções e paixões humanas.
