Imagens Em Migrações Poéticas

Imagens Em Migrações Poéticas propõe reflexões sobre a imagem, sem a pretensão em alcançar um patamar de concretude sobre seu conceito.

Imagens Em Migrações Poéticas: Miradas Potenciais propõe um feixe de reflexões sobre a imagem, sem que se reserve qualquer pretensão em alcançar um patamar de concretude sobre seu conceito. Pois, como formula a autora Maria João Cantinho,” quanto mais nos aproximamos mais ela nos foge, como um animal selvagem e esquivo, indiferente ao nosso apelo. A sua bravia beleza fascina-nos. Mas são em vão os nossos esforços, restam-nos os traços, a enigmática presença que nos escapa”.

Assim, neste momento singular de nossa história e a partir dessas considerações, foram convidados alguns pensadores, especialistas que lidam com o tema, no intuito de oferecer ao leitor uma multiplicidade de olhares, perspectivas e caminhos de reflexão que, em sua pulsante heterogeneidade, de algum modo convergem em ritmos interpretativos complementares que, no final, conformaram o presente volume, orgulhosamente coeso em sua indiscutível diversidade.

No mundo de hoje, somos todos (quase todos, pelo menos) militantes produtores de legendas, saltando de um lado a outro do risco que divide a sala do quarto, um bairro de outro bairro, a geografia dos corpos e dos gêneros, a dança automatizada dos partidos e das nações, esquecidos de habitar o espaço que, hoje, define o mundo em que vivemos (e em que talvez tenhamos sempre, às cegas, vivido): a fronteira.

Imagens Em Migrações Poéticas, organizado por Maria Zilda da Cunha e André Luiz Ming Garcia, viaja na contramão (talvez na composição) desse risco. Os artigos que o constituem relembram ao leitor que há outro tipo de imagem a ser habitada pelo olhar, aquela que resiste ao processo de sua “legendagem”, não se fecha em definições, não se acomoda a posicionamentos, instaura o aberto.

A imagem artística, seja ela na pintura, na ilustração, na literatura, no espetáculo teatral ou na cena cinematográfica, é “indisciplinar”: propõe, por assim dizer, a desobediência como método, e o “não-saber” como modo de conhecer.

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Imagens Em Migrações Poéticas: Miradas Potenciais propõe um feixe de reflexões sobre a imagem, sem que se reserve qualquer pretensão em alcançar um patamar de concretude sobre seu conceito. Pois, como formula a autora Maria João Cantinho,” quanto mais nos aproximamos mais ela nos foge, como um animal selvagem e esquivo, indiferente ao nosso apelo. A sua bravia beleza fascina-nos. Mas são em vão os nossos esforços, restam-nos os traços, a enigmática presença que nos escapa”.

Assim, neste momento singular de nossa história e a partir dessas considerações, foram convidados alguns pensadores, especialistas que lidam com o tema, no intuito de oferecer ao leitor uma multiplicidade de olhares, perspectivas e caminhos de reflexão que, em sua pulsante heterogeneidade, de algum modo convergem em ritmos interpretativos complementares que, no final, conformaram o presente volume, orgulhosamente coeso em sua indiscutível diversidade.

No mundo de hoje, somos todos (quase todos, pelo menos) militantes produtores de legendas, saltando de um lado a outro do risco que divide a sala do quarto, um bairro de outro bairro, a geografia dos corpos e dos gêneros, a dança automatizada dos partidos e das nações, esquecidos de habitar o espaço que, hoje, define o mundo em que vivemos (e em que talvez tenhamos sempre, às cegas, vivido): a fronteira.

Imagens Em Migrações Poéticas, organizado por Maria Zilda da Cunha e André Luiz Ming Garcia, viaja na contramão (talvez na composição) desse risco. Os artigos que o constituem relembram ao leitor que há outro tipo de imagem a ser habitada pelo olhar, aquela que resiste ao processo de sua “legendagem”, não se fecha em definições, não se acomoda a posicionamentos, instaura o aberto.

A imagem artística, seja ela na pintura, na ilustração, na literatura, no espetáculo teatral ou na cena cinematográfica, é “indisciplinar”: propõe, por assim dizer, a desobediência como método, e o “não-saber” como modo de conhecer.

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