
Análise Da Política De Saúde Brasileira nos chega em boa hora!
Organizado por Maria Lúcia Teixeira Garcia, o livro vem contribuir para o debate da política de saúde quando a imperativa lógica da gestão privada se capilariza pelos diversos setores da gestão pública, intencionando tornar anacrônica a defesa de um Sistema Único de Saúde estatal, universal, gratuito e de qualidade.
Análise Da Política De Saúde Brasileira reúne artigos com rigor acadêmico e um espírito refinado de análise técnico-política, que nos convoca à desentorpecer nossa razão.
A naturalização dos interesses do capital na saúde é reposicionada frente às disputas por hegemonia, cujas lutas descortinam as contradições em curso na tendência de assistência e emergencialização nas práticas de saúde; na Estratégia de Saúde da Família no âmbito da Atenção Básica brasileira; na ofensiva sobre a gestão dos hospitais universitários, lócus contraditório de um contínuo do modelo flexneriano, mas espaço fundamental de ensino, assistência em alta complexidade e pesquisa em saúde; na atual política de saúde do trabalhador e do processo social em curso que envolve o trabalho; nas políticas de enfrentamento ao crack e, finalmente, na própria formação dos trabalhadores para a saúde, ganhando especial análise o projeto das Residências Multiprofissionais em Saúde.
Tais temas de grande relevância atual para a política de saúde brasileira se tornaram objeto da inquietude e pesquisa de mulheres assistentes sociais, alinhadas ao projeto da Reforma Sanitária.
Longe de ser um livro específico para leitores do Serviço Social, torna-se uma leitura indispensável para aqueles que desejam renovar suas práticas, afirmando a construção de políticas sociais assentadas na conquista combinada entre democracia política e democracia econômica.
Quem são as autoras? Todas mulheres fortes, que militam na área da saúde e defendem uma Saúde estatal, universal e de qualidade.
