
Em meio aos acontecimentos e efeitos nos diferentes aspectos da sociedade, os membros do Grupo de Pesquisa Formação Interdisciplinar e Meio Ambiente (GPFIMA), buscaram entender os impactos da covid-19 na sociedade.
Organizaram estudos, palestras, pesquisas que se materializaram neste livro, Educação Ambiental E A Pandemia Do Novo Coronavírus: Abordagens Interdisciplinares, trazendo dez capítulos que versam sobre a educação ambiental refletida e discutida à luz da interdisciplinaridade, ressaltando possibilidades discursivas, epistemológicas, práticas e nos princípios da educação ambiental, enfatizando o ensino formal.
Com ideias propulsoras à ressignificação das reflexões e das ações humanas na estrutura complexa na qual vivemos e da qual viemos e para onde acreditamos que devemos ir.
Educação Ambiental E A Pandemia Do Novo Coronavírus traz ao leitor reflexões filosóficas, sociológicas, socioambientais, educativas, etc., construídas a partir de situações reais da vivência cotidiana de pesquisadores que sentem no íntimo de seu ser a angústia de ver o desmonte de um país que vive a desesperança originada pela perda de milhares de vidas, propiciada por um vírus e por escolhas errôneas de cidadãos que persistem em não aprender com seus erros e de seus antepassados e, continuam a eleger políticos despreparados, desprovidos de amor ao próximo e, por conseguinte, desprovidos de um cuidado com o bem estar social; vivemos agora as consequências da banalização, da ignorância, da maldade e do egoísmo de muitos dos que nos governam.
Este conjunto de reflexões e de pesquisas nos apresenta uma riqueza de elementos necessários para amadurecer nossas práticas, nossa visão de mundo e nossa relação com o meio, fundada numa nova perspectiva de educação. Diante de tudo que foi escrito neste livro, abrindo a caixa de pandora, vamos libertar o último sentimento – a esperança.
Por fim, recomendo fazer um passeio por essa leitura prazerosa e descobrir diferentes conceitos, práticas e formas de pensar e de esperançar o ambiente e, por conseguinte, um mundo melhor, menos adoecido e com vistas à cura da covid-19 e da forma como nos relacionamos com o planeta e com nossos semelhantes nessa comunidade chamada Terra.
