
Podemos mudar vidas?
Podemos descolonizar o conhecimento?
Podemos minimizar os processos de exclusão vividos pela maioria dos
jovens das camadas populares?
Educação Democrática, Participação Popular E Extensão Descolonial: Experiência Do Pré-ENEM Na Democratização Da Universidade é uma obra que de início responde a estes questionamentos. Ao reunir uma série de artigos que tem como foco o Projeto de Extensão “Pré-Enem Popular Vale do Gurguéia” (PEPVG), do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a obra nos coloca frente a frente com os desafios postos por uma sociedade seletista e excludente, no que tange ao ingresso de jovens das classes populares no ensino superior; com a necessidade de ações efetivas que garantam a democratização da educação, principalmente a estas classes; e com o papel dos projetos de extensão de cursinhos pré-vestibulares, especialmente o Pré-Enem Popular Vale do Gurgueia, no acesso da juventude popular às universidades públicas e na sua emancipação política.
Tomando como referência as experiências vivenciadas nos 14 anos de execução do Pré-Enem Popular Vale do Gurgueia e as ideias acerca da Educação Libertadora de Paulo Freire, do Capital Cultural de Pierre Bourdieu, da Ecologia dos Saberes de Boaventura Santos, do Desenvolvimento Omnilateral de Antônio Gramsci, entre outros, os autores e as autoras discutem o PEPVG, desde a sua criação até a atualidade, destacando seus objetivos e estratégias metodológicas, seus avanços, desafios e contribuições em relação ao desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ao exercício de cidadania, a partir de pesquisas realizadas pelos e com os sujeitos envolvidos no projeto.
