Pesquisas E Proposições Pedagógico-Curriculares Na Escolarização Inicial Da Educação Básica

Pesquisas E Proposições Pedagógico-Curriculares Na Escolarização Inicial Da Educação Básica reúne estudos de alunas egressas do curso de Pedagogia da UFRGS.

Pesquisas E Proposições Pedagógico-Curriculares Na Escolarização Inicial Da Educação Básica reúne estudos de alunas egressas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sistematizados por ocasião da elaboração dos trabalhos de conclusão de curso, no primeiro semestre de 2013.

O exercício da docência exige do professorado pensar ações pedagógico-metodológicas intencionais e, nisso se faz primordial o nexo ensino-pesquisa. Nos cursos de formação docente, o aluno-docente-pesquisador precisa ser orientado na prática da pesquisa para aprender a se inquietar, a se indagar, problematizando os contextos escolares e, dessa forma, tendo condições de produzir um repertório de alternativas pedagógicas.

Conforme depoimentos das autoras que cursaram a disciplina, os objetivos se efetivam em aulas que colaboram para a organização da pesquisa necessária ao trabalho de conclusão, uma vez que a professora incentiva leituras de estudos investigativos e promove, em sala de aula, discussões sobre metodologias investigativas.

Também favorece discussões sobre o andamento das orientações individuais, auxiliando nos esclarecimentos.

Esta publicação visa destacar a relevância e a necessidade de um exercício docente na Educação Infantil e/ou nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (seja em classes de crianças, seja em classes de jovens e adultos) que compreenda o nexo primordial entre ensino-pesquisa.

Nosso desejo é contagiar as professoras e os professores que atuam na escolarização inicial da educação básica de modo que, sempre mais, incorporem a pesquisa ao seu trabalho como elemento constitutivo da docência, na busca de proposições pedagógico-curriculares que promovam um ambiente de aprendizagens profícuas.

Escolhemos organizar os estudos investigativos no livro dando ênfase aos focos de problematização das pesquisas realizadas: alunos, propostas curriculares e formação docente.

As leitoras e os leitores poderão perceber que estes focos são meros artifícios, entretanto, entendemos que podem servir para dar ênfase aos temas que inquietaram e motivaram as investigações produzidas com vistas às reflexões, problematizações e proposições no âmbito escolar em classes iniciais.

http://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-fusquinha-branca/

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O exercício da docência exige do professorado pensar ações pedagógico-metodológicas intencionais e, nisso se faz primordial o nexo ensino-pesquisa. Nos cursos de formação docente, o aluno-docente-pesquisador precisa ser orientado na prática da pesquisa para aprender a se inquietar, a se indagar, problematizando os contextos escolares e, dessa forma, tendo condições de produzir um repertório de alternativas pedagógicas.

Conforme depoimentos das autoras que cursaram a disciplina, os objetivos se efetivam em aulas que colaboram para a organização da pesquisa necessária ao trabalho de conclusão, uma vez que a professora incentiva leituras de estudos investigativos e promove, em sala de aula, discussões sobre metodologias investigativas.

Também favorece discussões sobre o andamento das orientações individuais, auxiliando nos esclarecimentos.

Esta publicação visa destacar a relevância e a necessidade de um exercício docente na Educação Infantil e/ou nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (seja em classes de crianças, seja em classes de jovens e adultos) que compreenda o nexo primordial entre ensino-pesquisa.

Nosso desejo é contagiar as professoras e os professores que atuam na escolarização inicial da educação básica de modo que, sempre mais, incorporem a pesquisa ao seu trabalho como elemento constitutivo da docência, na busca de proposições pedagógico-curriculares que promovam um ambiente de aprendizagens profícuas.

Escolhemos organizar os estudos investigativos no livro dando ênfase aos focos de problematização das pesquisas realizadas: alunos, propostas curriculares e formação docente.

As leitoras e os leitores poderão perceber que estes focos são meros artifícios, entretanto, entendemos que podem servir para dar ênfase aos temas que inquietaram e motivaram as investigações produzidas com vistas às reflexões, problematizações e proposições no âmbito escolar em classes iniciais.

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