Mulher E Gênero Em Debate

Mulher E Gênero Em Debate: Representações, Poder E Ideologia é fruto de um diálogo entre pesquisadores em História Social das Relações Políticas.

Mulher E Gênero Em Debate é fruto de um diálogo entre pesquisadores que estiveram vinculados ao Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas, junto à Universidade Federal do Espírito Santo entre os anos de 2005 e 2011.

Apesar de as pesquisas aqui publicadas apresentarem temas díspares, há, em muitos casos, similaridade não apenas temporal e documental como também teórica, o que os qualifica a dialogarem entre si e a fornecerem um panorama dos encaminhamentos dados aos estudos de gênero e à história das mulheres no Espírito Santo.

Dentre os instrumentais teóricos compartilhados estão aqueles que discutem os conceitos de representação, de poder e de ideologia, os quais servem como contribuições primordiais na compreensão das mais diferentes perspectivas sobre as mulheres e sobre as formas contrastantes e paradoxais com que exerceram seus papeis sociais, com que participaram da vida pública, com que se manifestaram e perseguiram ideais de emancipação, com que negociaram padrões de estereotipia e com que se representaram e foram representadas.

Imagem, literatura, imprensa, logradouros públicos são alguns dos suportes usados para explorar os mais diferentes questionamentos que cercam o debate sobre as relações de gênero e os efeitos dessas relações de poder e força sobre as experiências vividas pelas mulheres, seja na sociedade, seja no âmbito da instituição familiar.

Pode-se dizer que, até bem pouco tempo, a história das mulheres, especialmente aquela feita em conformidade com a teoria de gênero, inexistia na historiografia produzida no Espírito Santo.

A lacuna, decorrente da primazia da escrita tradicional da história (logo, não exclusiva da produção historiográfica capixaba), foi responsável pelo esquecimento de uma gama de sujeitos históricos – todos considerados minorias afônicas.

As mulheres pertenciam a esse grupo dos historicamente desprestigiados, o que lhes conferiu, dentro do que se convencionou chamar de nova história, o status de um novo objeto de pesquisa.

Daí por diante, trabalhos notáveis foram publicados abordando as múltiplas dimensões da vida das mulheres, o que não acarretou o fim das dificuldades naquilo que ainda tange à consolidação desse campo de pesquisa nos meios acadêmicos.

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Dentre os instrumentais teóricos compartilhados estão aqueles que discutem os conceitos de representação, de poder e de ideologia, os quais servem como contribuições primordiais na compreensão das mais diferentes perspectivas sobre as mulheres e sobre as formas contrastantes e paradoxais com que exerceram seus papeis sociais, com que participaram da vida pública, com que se manifestaram e perseguiram ideais de emancipação, com que negociaram padrões de estereotipia e com que se representaram e foram representadas.

Imagem, literatura, imprensa, logradouros públicos são alguns dos suportes usados para explorar os mais diferentes questionamentos que cercam o debate sobre as relações de gênero e os efeitos dessas relações de poder e força sobre as experiências vividas pelas mulheres, seja na sociedade, seja no âmbito da instituição familiar.

Pode-se dizer que, até bem pouco tempo, a história das mulheres, especialmente aquela feita em conformidade com a teoria de gênero, inexistia na historiografia produzida no Espírito Santo.

A lacuna, decorrente da primazia da escrita tradicional da história (logo, não exclusiva da produção historiográfica capixaba), foi responsável pelo esquecimento de uma gama de sujeitos históricos – todos considerados minorias afônicas.

As mulheres pertenciam a esse grupo dos historicamente desprestigiados, o que lhes conferiu, dentro do que se convencionou chamar de nova história, o status de um novo objeto de pesquisa.

Daí por diante, trabalhos notáveis foram publicados abordando as múltiplas dimensões da vida das mulheres, o que não acarretou o fim das dificuldades naquilo que ainda tange à consolidação desse campo de pesquisa nos meios acadêmicos.

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