As Interfaces Da Profissão Docente

Este é um livro que traz um diálogo entre vários autores que procuram discutir as interfaces da profissão docente sobre diferentes perspectivas.

Este é um livro que traz um diálogo entre vários autores que procuram discutir as interfaces da profissão docente sobre diferentes perspectivas, entre elas a formação, o trabalho, as práticas, o currículo e a avaliação, campos em que as reformas advindas da reestruturação do Estado e das políticas públicas, a partir dos anos 1990, instalaram-se de forma mais contundente na área educacional.

Cada capítulo discorre sobre uma dessas temáticas, tendo em vista que, diante da complexidade das interfaces que permeiam a profissão docente, muitos são os desafios a serem conquistados.

Dentro deste contexto, entender a educação num processo mais amplo é aclamar na defesa de uma educação justa e humana, para além dos requisitos centrados nos valores econômicos e nas determinações neoliberais, que se impuseram nas políticas educacionais do século XXI.

Portanto, abrir um espaço de reflexão crítica sobre a profissão docente nos parece pontual, no sentido de buscar a transparência e a valorização dessa profissão, em especial, voltar nossas atenções para as “interfaces” que congregam o trabalho, o desenvolvimento e a prática do professor.

Isto implica trazer à tona os resultados de pesquisas desenvolvidas por profissionais da educação, que procuraram investigar as origens das determinações das políticas para a formação docente.

Ao mesmo tempo, no âmago dessas investigações despontam críticas e reflexões que contribuem para novas perspectivas e possibilidades para se pensar essa profissão, entre tantas complexidades que fazem parte do cotidiano do trabalho do professor.

Sendo assim, a organização desta coletânea privilegia, num primeiro momento, os estudos pertencentes às macropolíticas, e aborda como as mudanças operadas nessa instância são constituídas e como influenciam o trabalho do professor, primeiramente no Ensino Fundamental II e depois, no Ensino Superior.

Num segundo momento, as interfaces se assentam sobre os trabalhos que, partindo das macropolíticas, chegam às micropolíticas, ou seja, ao cotidiano da escola, revelando as contradições entre sua consecução e sua implantação na dinâmica escolar.

Num terceiro momento, a interface acontece entre estudos que, para além das macro e das micropolíticas, trazem sugestões para se repensar a prática docente sobre três perspectivas: a primeira, sobre a importância da pesquisa colaborativa entre os professores, a segunda, narrando uma experiência de leitura para alunos cegos, e a terceira, utilizando recursos das imagens, direciona novos olhares sobre a Educação.

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Cada capítulo discorre sobre uma dessas temáticas, tendo em vista que, diante da complexidade das interfaces que permeiam a profissão docente, muitos são os desafios a serem conquistados.

Dentro deste contexto, entender a educação num processo mais amplo é aclamar na defesa de uma educação justa e humana, para além dos requisitos centrados nos valores econômicos e nas determinações neoliberais, que se impuseram nas políticas educacionais do século XXI.

Portanto, abrir um espaço de reflexão crítica sobre a profissão docente nos parece pontual, no sentido de buscar a transparência e a valorização dessa profissão, em especial, voltar nossas atenções para as “interfaces” que congregam o trabalho, o desenvolvimento e a prática do professor.

Isto implica trazer à tona os resultados de pesquisas desenvolvidas por profissionais da educação, que procuraram investigar as origens das determinações das políticas para a formação docente.

Ao mesmo tempo, no âmago dessas investigações despontam críticas e reflexões que contribuem para novas perspectivas e possibilidades para se pensar essa profissão, entre tantas complexidades que fazem parte do cotidiano do trabalho do professor.

Sendo assim, a organização desta coletânea privilegia, num primeiro momento, os estudos pertencentes às macropolíticas, e aborda como as mudanças operadas nessa instância são constituídas e como influenciam o trabalho do professor, primeiramente no Ensino Fundamental II e depois, no Ensino Superior.

Num segundo momento, as interfaces se assentam sobre os trabalhos que, partindo das macropolíticas, chegam às micropolíticas, ou seja, ao cotidiano da escola, revelando as contradições entre sua consecução e sua implantação na dinâmica escolar.

Num terceiro momento, a interface acontece entre estudos que, para além das macro e das micropolíticas, trazem sugestões para se repensar a prática docente sobre três perspectivas: a primeira, sobre a importância da pesquisa colaborativa entre os professores, a segunda, narrando uma experiência de leitura para alunos cegos, e a terceira, utilizando recursos das imagens, direciona novos olhares sobre a Educação.

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