Educação Do Campo, Educação De jovens E Adultos E Diversidade

Educação Do Campo, Educação De jovens E Adultos E Diversidade apresenta a nova face cultural do campo que brota das áreas de reforma agrária.

A obra que ora temos em mãos é uma coletânea de memoráveis textos resultantes de pesquisas realizadas pelos seus dezenove autores, todos doutores procedentes de diferentes universidades públicas das diversas regiões do país, cujas informações se encontram apostas depois dos enunciados de seus respectivos capítulos, tanto no sumário da obra como no caput de cada texto.

Cada capítulo, a seu tempo, aborda aspectos diferentes do que temos chamado de educação do campo que, mesmo tendo sido institucionalizada como política pública pelo então Presidente Lula, por meio do Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010, transcende a dimensão institucional, pois foi concebida pelos movimentos sociais e por eles será mantida.

A ênfase básica da obra está centrada na educação do campo, apoiada em importantes aportes teóricos e achados empíricos cuidadosamente pesquisados.

Pela amplitude de abordagens da coletânea, ela se destina a todos aqueles que desejem conhecer a nova face cultural do campo que brota, sobretudo, das áreas de reforma agrária.

Os camponeses que antes se quedavam humilhados diante da magia das letras, agora tanto as decifram como são capazes de valerem-se delas para expressar suas reivindicações, seus desejos e aspirações de um mundo mais justo.

Além disso, Educação Do Campo, Educação De Jovens E Adultos E Diversidade também amplia a bibliografia disponível nos cursos de formação de educadores do campo, pois, como as práticas bem-sucedidas dessa modalidade ainda beiram apenas duas décadas, o acervo bibliográfico disponível, além de ser muito recente, praticamente ainda se restringe aos clássicos fundadores.

Torna-se recorrente, na maior parte da literatura produzida sobre a educação do campo, a reprodução da memória da situação desumana em que vivem grandes contingentes de homens e mulheres e que ainda hoje caracteriza a realidade agrária do Brasil como um alerta necessário para que se entenda que, apesar das conquistas já realizadas pelos setores progressistas da sociedade brasileira, ainda há muito mais a conquistar.

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Cada capítulo, a seu tempo, aborda aspectos diferentes do que temos chamado de educação do campo que, mesmo tendo sido institucionalizada como política pública pelo então Presidente Lula, por meio do Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010, transcende a dimensão institucional, pois foi concebida pelos movimentos sociais e por eles será mantida.

A ênfase básica da obra está centrada na educação do campo, apoiada em importantes aportes teóricos e achados empíricos cuidadosamente pesquisados.

Pela amplitude de abordagens da coletânea, ela se destina a todos aqueles que desejem conhecer a nova face cultural do campo que brota, sobretudo, das áreas de reforma agrária.

Os camponeses que antes se quedavam humilhados diante da magia das letras, agora tanto as decifram como são capazes de valerem-se delas para expressar suas reivindicações, seus desejos e aspirações de um mundo mais justo.

Além disso, Educação Do Campo, Educação De Jovens E Adultos E Diversidade também amplia a bibliografia disponível nos cursos de formação de educadores do campo, pois, como as práticas bem-sucedidas dessa modalidade ainda beiram apenas duas décadas, o acervo bibliográfico disponível, além de ser muito recente, praticamente ainda se restringe aos clássicos fundadores.

Torna-se recorrente, na maior parte da literatura produzida sobre a educação do campo, a reprodução da memória da situação desumana em que vivem grandes contingentes de homens e mulheres e que ainda hoje caracteriza a realidade agrária do Brasil como um alerta necessário para que se entenda que, apesar das conquistas já realizadas pelos setores progressistas da sociedade brasileira, ainda há muito mais a conquistar.

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