Ensino De Artes Na Escola

Ensino De Artes Na Escola pretende permitir leituras e discussões profícuas para o campo da Arte, do ensino e da Educação.

O ensino de Artes vem sofrendo modificações ao longo da história das reformas educacionais (LDB nº4024/61, nº 5692/71 e nº 9394/96, PCN: Artes), percebe-se que a arte é pouco valorizada e sofre certo preconceito nos espaços escolares.

Um dos grandes desafios do ensino de Arte na contemporaneidade é tornar-se um componente curricular reconhecido por alunos e professores dos outros componentes curriculares, uma vez que ainda recebe o estigma de apêndice para as outras disciplinas na Educação Básica.

Pensamos que o ensino de Arte exige uma postura investigativa dos professores e dos alunos diante dos processos de transformações exigidos pelos documentos oficiais da educação brasileira.

Acreditamos que a apropriação dos conhecimentos em Arte se dará na medida em que houver aprofundamento e inter-relação entre esses conhecimentos e a realidade. Tal forma de pensamento e de trabalho estará superando a prática da Arte pela arte e ressignificando os saberes para os alunos.

Diante desse cenário, o livro de Artes visa ampliar o repertório do licenciando, a partir da discussão sobre as temáticas centrais das linguagens artísticas, conceitos, fundamentos e metodologias da área.

Com isso, buscamos subsidiar a formação docente inicial alicerçada na iniciação de práticas escolares que valorizem o ensino da Arte e seus fundamentos no contexto da educação escolar tomando como campo de conhecimento da área as quatro linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) com vistas à ampliação da formação humana e cidadã, considerando a diversidade da sociedade na atualidade.

Para nos aproximar dessa área de conhecimento, investigaremos alguns conceitos que envolvem o ensino e a aprendizagem de Artes Visuais na educação contemporânea, em busca de relações que apontem para a organização do trabalho pedagógico na sala de aula.

Esperamos ampliar nossos conhecimentos, sistematizando conceitos sobre o som e seus parâmetros que, acompanhados do silêncio, formam os elementos constitutivos da música.

Também perceber o corpo como instrumento musical primeiro do homem e sua importância na educação musical, podendo, assim, aprofundar nossos conhecimentos sobre os instrumentos, a notação e os estilos musicais.

Direcionar o futuro professor ao mundo da dança e às possibilidades que essa linguagem artística pode oferecer, na sua teoria e práxis pedagógica, com o ensino de Artes na escola por meio da apreciação, da vivência e da contextualização em dança e também a reflexão de um breve panorama sobre a origem do teatro, seus elementos e aos fundamentos da pedagogia do teatro, o qual estabelece relações entre teoria e prática.

Será dada a oportunidade para se conhecer o teatro de formas animadas e suas diferentes técnicas de confecção e manipulação, mais especificamente o teatro de sombras e luvas, em especial suas histórias, possibilidades expressivas e comunicativas.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Ensino De Artes Na Escola

Ensino De Artes Na Escola pretende permitir leituras e discussões profícuas para o campo da Arte, do ensino e da Educação.

O ensino de Artes vem sofrendo modificações ao longo da história das reformas educacionais (LDB nº4024/61, nº 5692/71 e nº 9394/96, PCN: Artes), percebe-se que a arte é pouco valorizada e sofre certo preconceito nos espaços escolares.

Um dos grandes desafios do ensino de Arte na contemporaneidade é tornar-se um componente curricular reconhecido por alunos e professores dos outros componentes curriculares, uma vez que ainda recebe o estigma de apêndice para as outras disciplinas na Educação Básica.

Pensamos que o ensino de Arte exige uma postura investigativa dos professores e dos alunos diante dos processos de transformações exigidos pelos documentos oficiais da educação brasileira.

Acreditamos que a apropriação dos conhecimentos em Arte se dará na medida em que houver aprofundamento e inter-relação entre esses conhecimentos e a realidade. Tal forma de pensamento e de trabalho estará superando a prática da Arte pela arte e ressignificando os saberes para os alunos.

Diante desse cenário, o livro de Artes visa ampliar o repertório do licenciando, a partir da discussão sobre as temáticas centrais das linguagens artísticas, conceitos, fundamentos e metodologias da área.

Com isso, buscamos subsidiar a formação docente inicial alicerçada na iniciação de práticas escolares que valorizem o ensino da Arte e seus fundamentos no contexto da educação escolar tomando como campo de conhecimento da área as quatro linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) com vistas à ampliação da formação humana e cidadã, considerando a diversidade da sociedade na atualidade.

Para nos aproximar dessa área de conhecimento, investigaremos alguns conceitos que envolvem o ensino e a aprendizagem de Artes Visuais na educação contemporânea, em busca de relações que apontem para a organização do trabalho pedagógico na sala de aula.

Esperamos ampliar nossos conhecimentos, sistematizando conceitos sobre o som e seus parâmetros que, acompanhados do silêncio, formam os elementos constitutivos da música.

Também perceber o corpo como instrumento musical primeiro do homem e sua importância na educação musical, podendo, assim, aprofundar nossos conhecimentos sobre os instrumentos, a notação e os estilos musicais.

Direcionar o futuro professor ao mundo da dança e às possibilidades que essa linguagem artística pode oferecer, na sua teoria e práxis pedagógica, com o ensino de Artes na escola por meio da apreciação, da vivência e da contextualização em dança e também a reflexão de um breve panorama sobre a origem do teatro, seus elementos e aos fundamentos da pedagogia do teatro, o qual estabelece relações entre teoria e prática.

Será dada a oportunidade para se conhecer o teatro de formas animadas e suas diferentes técnicas de confecção e manipulação, mais especificamente o teatro de sombras e luvas, em especial suas histórias, possibilidades expressivas e comunicativas.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog