
A publicação tem dois aspectos que gostaria de destacar. Primeiro, sua pesquisa de caráter regional. Uma das maiores riquezas da sociedade brasileira é a sua diversidade regional. Nesse cenário, a Região Nordeste foi protagonista, desde os primeiros séculos da colonização, de uma série de episódios ímpares. Esse livro discute eventos decisivos da história recente do estado. Seu objetivo é entender mais profundamente alguns momentos que marcaram as últimas décadas do Brasil e de Pernambuco.
Nos últimos anos uma das maiores mudanças em relação a produção bibliográfica sobre a época da ditadura militar foi a profusão de obras de caráter regional. Assim, desde a efeméride dos 50 anos do golpe de 1964, foram publicados trabalhos que analisam aspectos do período autoritário nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.
O segundo aspecto de relevância da obra é sua originalidade. O presente livro reuniu um grupo de novos pesquisadores – sob a coordenação de Marcília Gama da Silva e Thiago Nunes Soares – que exploraram, igualmente, um conjunto de novas fontes documentais. Tal encontro resultou numa publicação que traz à tona novas interpretações, críticas e leituras sobre o passado recente pernambucano.
Nos textos aqui coligidos, encontramos personagens, acontecimentos e eventos do passado que colaboraram para compreender os caminhos da construção do Pernambuco do presente. Os encontros e desencontros entre esses diferentes tempos históricos fazem eco e afetam os diálogos e dissensos que marcam os dias de hoje. Para melhor apresentar os episódios o livro foi divido em três eixos temáticos: Educação, Arte- Cultura e Religião.
Nesse sentido, a parte inicial do eixo Educação apresenta uma série de artigos sobre as controvérsias que marcaram o mundo acadêmico e intelectual pernambucano no decorrer das décadas que marcaram a ditadura militar. As disputas políticas em torno da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) dominam esse seguimento inicial.
