Marcelo Da Luz – Onde A Religião Termina?
Escrito por um ex-sacerdote católico, Onde A Religião Termina? constitui impressionante e esclarecedora demolição dos fundamentos da crença religiosa.
Combinando fatos, vivências pessoais e uma abordagem multidisciplinar que inclui História, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Teologia e Conscienciologia, o autor expõe as irracionalidades e enganos do Cristianismo e de outras religiões do Planeta.
Texto imprescindível para todos os interessados na análise da influência da religião sobre a consciência humana.
O objetivo principal de Onde A Religião Termina? é fundamentar a abjuração – renúncia pública à crença religiosa ou o abandono da religião – realizada pelo autor após vinte anos dedicados ao serviço da Igreja Católica Apostólica Romana.
Membro de uma tradicional ordem religiosa desde a adolescência, o autor foi ordenado sacerdote e celebrou, incontáveis vezes, missas, casamentos, batizados e todos os rituais reservados ao padre.
Ouviu inúmeras confissões, foi diretor espiritual de muitos grupos católicos e pregou os ensinamentos atribuídos a Jesus Cristo para multidões sem conta. Foi superior de uma comunidade conventual e também reitor de um dos seminários da instituição, instruindo jovens candidatos nos fundamentos da vida religiosa.
Possivelmente, alguns leitores, indignados com a decisão do autor, poderiam colocar em dúvida a sua idoneidade mental e moral para o exercício das funções sacerdotais.
Afinal, neste início do século XXI, as enfermidades de muitos clérigos têm vindo publicamente à tona na forma de hediondos escândalos e crimes, precipitando profunda crise na Igreja Católica.
Contudo, no caso deste autor, comprovadamente, não seria possível acusá-lo de incapacidade ou infidelidade no cumprimento dos requisitos exigidos pela instituição religiosa.
Avaliações feitas por educadores e superiores hierárquicos sobre a conduta do autor, ao longo do período de formação seminarística, descreveram-no sempre à maneira de religioso idealista, fiel, responsável e dedicado.
Esses documentos constituem provas objetivas do quanto a permanência do Frei Marcelo no seio da Igreja Católica foi caracterizada pela intensa e honesta busca de encontrar na vida consagrada e no sacerdócio o pleno cumprimento do sentido da vida.
O autor, dentro dos limites de suas forças, fez o possível para ser, até o momento de sua saída da vida religiosa, fiel pregador do evangelho, zeloso pastor, eficaz catequizador e fraterno irmão conventual.
https://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-fusquinha-branca/