Caderno aTempo Vol. II: História Em Arte E Design

Em Caderno aTempoI Vol. II: História Em Arte E Design o tema norteador é o gênero, enfatizando o olhar dos designers, historiadores e pesquisadores da arte.

É com alegria que entregamos ao nosso público leitor o segundo volume do Caderno aTempo: História Em Arte E Design, nessa edição, tendo como tema norteador o gênero.

Ao acolher nessa edição pesquisas em design que enfatizam a identidade de gênero, seus editores abrem um espaço para a reflexão sobre um tema com muitas histórias, ainda pouco ou insuficientemente, contadas. Assumem mais uma vez o compromisso ético que valoriza e reconhece o papel do design na sociedade no sentido mais absoluto da atividade. Uma tarefa que inclui a integração de vários registros, em diferentes vozes, áreas e lugares.

No Brasil, os estudos da produção científica baseada no gênero, ganha visibilidade no início dos anos 1990 na passagem de estudos da mulher para estudos de gênero. No campo do design, o reconhecimento das realizações femininas nem sempre encontra eco nos relatos históricos, com poucos registros e muitas lacunas por preencher.

Se hoje assistimos ao incremento e crescimento da pesquisa na área, ainda faltam estudos que abordem a importância da mulher como profissional que se articula dentro do contexto social e cultural em que a atividade e as relações de gênero se dão.

Como fenômeno cultural com articulações complexas entre instâncias e competências múltiplas, o design utiliza vários saberes e pontes interdisciplinares que deveriam ultrapassar qualquer exclusividade, seja ela de gênero ou de genialidade.

Nessa publicação, o tema é tratado sob diferentes abordagens, mas que convergem na constatação que a participação da mulher no design entrou pelas bordas da atividade. Lê-se no conjunto de artigos as restrições, estereótipos e a invisibilidade do gênero nos diferentes domínios do design, evidenciando o papel secundário ou oculto que a mulher ocupa no desenho do desenvolvimento dessa disciplina.

Um reconhecimento dos atos de autoria que a diversidade, como matriz do design, não poderia omitir nem esconder. Reconhecimento que ganha voz neste espaço, por meio dos autores aqui reunidos.

Baixe o Vol. I aqui.

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Ao acolher nessa edição pesquisas em design que enfatizam a identidade de gênero, seus editores abrem um espaço para a reflexão sobre um tema com muitas histórias, ainda pouco ou insuficientemente, contadas. Assumem mais uma vez o compromisso ético que valoriza e reconhece o papel do design na sociedade no sentido mais absoluto da atividade. Uma tarefa que inclui a integração de vários registros, em diferentes vozes, áreas e lugares.

No Brasil, os estudos da produção científica baseada no gênero, ganha visibilidade no início dos anos 1990 na passagem de estudos da mulher para estudos de gênero. No campo do design, o reconhecimento das realizações femininas nem sempre encontra eco nos relatos históricos, com poucos registros e muitas lacunas por preencher.

Se hoje assistimos ao incremento e crescimento da pesquisa na área, ainda faltam estudos que abordem a importância da mulher como profissional que se articula dentro do contexto social e cultural em que a atividade e as relações de gênero se dão.

Como fenômeno cultural com articulações complexas entre instâncias e competências múltiplas, o design utiliza vários saberes e pontes interdisciplinares que deveriam ultrapassar qualquer exclusividade, seja ela de gênero ou de genialidade.

Nessa publicação, o tema é tratado sob diferentes abordagens, mas que convergem na constatação que a participação da mulher no design entrou pelas bordas da atividade. Lê-se no conjunto de artigos as restrições, estereótipos e a invisibilidade do gênero nos diferentes domínios do design, evidenciando o papel secundário ou oculto que a mulher ocupa no desenho do desenvolvimento dessa disciplina.

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