Cinema E Filosofia Do Direito Em Diálogo

Cinema E Filosofia Do Direito Em Diálogo leva em conta a necessidade de aproximação dialógica e integrada entre filmes e textos teóricos.

Este livro resulta de uma agregação de textos e estudos que têm sido pensados e desenvolvidos ao longo do período da nossa passagem no magistério como professora de Filosofia do Direito e outras disciplinas afins.

No início, o uso do cinema apareceu como um recurso pedagógico auxiliar de ilustração de conceitos jurídico-filosóficos, que pareciam muito abstratos para os alunos, que não conseguiam realmente compreendê-los e aproximá-los da realidade.

Com o tempo dado pela experiência docente, o trabalho cresceu e se aprofundou, passando a ser um meio de expansão da análise interdisciplinar, ao possibilitar um aumento da reflexão crítica em torno de temas que envolvem o universo jurídico em sua abrangência humana.

Em 2006, publicamos nosso primeiro livro Cinema E Filosofia do Direito: Um Estudo Sobre A Crise De Legitimidade Jurídica Brasileira, focado, diretamente, na análise de filmes nacionais.

Comprovamos, nesta primeira obra, que o cinema pode ser um importante referencial de apreensão cognitiva de problemas humanos que envolvem o direito, na sua abordagem filosófica.

O cinema, nesta perspectiva, não é puro entretenimento comercial, mas uma forma de produção artística contemporânea, que engloba todas as demais de maneira única. Articula, para produzir significado, várias linguagens artísticas como a música, a fotografia, o teatro, a literatura, a dança e outras mais.

A percepção da imagem produz o chamado efeito do real, adquirindo alto poder de penetração mental, viabilizando a reflexão crítica de temas, de forma completa.

Ele une reflexão racional com a manifestação emocional do sentir o tema, favorecendo o que chamamos de interdisciplinaridade existencial e a humanização do indivíduo.

A nossa proposta de estudo leva em conta a necessidade de aproximação dialógica e integrada entre filmes e textos teóricos, com a seleção prévia de temas a serem destacados. O cinema e as artes em geral são poderosos instrumentos de crítica social e expansão da capacidade de pensamento, não de sua banalização.

http://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-aplique-se-branca/

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No início, o uso do cinema apareceu como um recurso pedagógico auxiliar de ilustração de conceitos jurídico-filosóficos, que pareciam muito abstratos para os alunos, que não conseguiam realmente compreendê-los e aproximá-los da realidade.

Com o tempo dado pela experiência docente, o trabalho cresceu e se aprofundou, passando a ser um meio de expansão da análise interdisciplinar, ao possibilitar um aumento da reflexão crítica em torno de temas que envolvem o universo jurídico em sua abrangência humana.

Em 2006, publicamos nosso primeiro livro Cinema E Filosofia do Direito: Um Estudo Sobre A Crise De Legitimidade Jurídica Brasileira, focado, diretamente, na análise de filmes nacionais.

Comprovamos, nesta primeira obra, que o cinema pode ser um importante referencial de apreensão cognitiva de problemas humanos que envolvem o direito, na sua abordagem filosófica.

O cinema, nesta perspectiva, não é puro entretenimento comercial, mas uma forma de produção artística contemporânea, que engloba todas as demais de maneira única. Articula, para produzir significado, várias linguagens artísticas como a música, a fotografia, o teatro, a literatura, a dança e outras mais.

A percepção da imagem produz o chamado efeito do real, adquirindo alto poder de penetração mental, viabilizando a reflexão crítica de temas, de forma completa.

Ele une reflexão racional com a manifestação emocional do sentir o tema, favorecendo o que chamamos de interdisciplinaridade existencial e a humanização do indivíduo.

A nossa proposta de estudo leva em conta a necessidade de aproximação dialógica e integrada entre filmes e textos teóricos, com a seleção prévia de temas a serem destacados. O cinema e as artes em geral são poderosos instrumentos de crítica social e expansão da capacidade de pensamento, não de sua banalização.

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