
Este livro resulta de uma agregação de textos e estudos que têm sido pensados e desenvolvidos ao longo do período da nossa passagem no magistério como professora de Filosofia do Direito e outras disciplinas afins.
No início, o uso do cinema apareceu como um recurso pedagógico auxiliar de ilustração de conceitos jurídico-filosóficos, que pareciam muito abstratos para os alunos, que não conseguiam realmente compreendê-los e aproximá-los da realidade.
Com o tempo dado pela experiência docente, o trabalho cresceu e se aprofundou, passando a ser um meio de expansão da análise interdisciplinar, ao possibilitar um aumento da reflexão crítica em torno de temas que envolvem o universo jurídico em sua abrangência humana.
Em 2006, publicamos nosso primeiro livro Cinema E Filosofia do Direito: Um Estudo Sobre A Crise De Legitimidade Jurídica Brasileira, focado, diretamente, na análise de filmes nacionais.
Comprovamos, nesta primeira obra, que o cinema pode ser um importante referencial de apreensão cognitiva de problemas humanos que envolvem o direito, na sua abordagem filosófica.
O cinema, nesta perspectiva, não é puro entretenimento comercial, mas uma forma de produção artística contemporânea, que engloba todas as demais de maneira única. Articula, para produzir significado, várias linguagens artísticas como a música, a fotografia, o teatro, a literatura, a dança e outras mais.
A percepção da imagem produz o chamado efeito do real, adquirindo alto poder de penetração mental, viabilizando a reflexão crítica de temas, de forma completa.
Ele une reflexão racional com a manifestação emocional do sentir o tema, favorecendo o que chamamos de interdisciplinaridade existencial e a humanização do indivíduo.
A nossa proposta de estudo leva em conta a necessidade de aproximação dialógica e integrada entre filmes e textos teóricos, com a seleção prévia de temas a serem destacados. O cinema e as artes em geral são poderosos instrumentos de crítica social e expansão da capacidade de pensamento, não de sua banalização.
