Encruzilhadas Da Pesquisa No Ensino Da História

Encruzilhadas Da Pesquisa No Ensino Da História demonstra o rigor científico instituído pela ciência ocidental sem abrir mão da resistência criativa.

Os estudos no campo do Ensino de História ganharam volume nos últimos anos, sobretudo, pelas pesquisas que vem sendo desenvolvidas no interior dos programas de pós-graduação (mestrados acadêmicos, mestrados profissionais e doutorado). Diferentes objetos são problematizados na tentativa de encontrar respostas para as seguintes questões: O como se aprende História? Como se ensina História? O que se ensina? Por que se ensina esse conteúdo?

Na busca de resolver essas indagações os pesquisadores e pesquisadoras têm lançado mão de estratégias teóricas-metodológicas para analisar a sala de aula, as práticas pedagógicas, os saberes históricos escolares, os livros didáticos, os museus, as aulas de campo, os cadernos escolares e também as narrativas dos estudantes.

O presente projeto editorial tem como foco o debate sobre Práticas de Pesquisa em Ensino de História, reunindo textos que apresentam reflexões sobre os percursos investigativos realizados para problematizar os fenômenos do ensinar e aprender. A intenção dos textos é abordar os encadeamentos dos procedimentos metodológicos, da fundamentação teórica, dos conceitos utilizados, das fontes e dos resultados alcançados nas pesquisas.

Por isso, adotou-se a metáfora da encruzilhada, tomada aqui como uma imagem conceito (cruzamento) e referência epistemológica (trânsito), pois, as pesquisas mostram que o campo é lugar de cruzamento. As/Os pesquisadoras(es) apresentam os exercícios metodológicos que realizaram para construir suas dissertações. Os trabalhos ressaltam a necessidade do diálogo com diferentes campos do conhecimento (Antropologia, Comunicação, Educação, Psicologia, Ciências Políticas e Linguística).

Nesse sentido, o livro Encruzilhadas Da Pesquisa No Ensino Da História, ao longo de seus treze artigos, demonstra ao mesmo tempo, o rigor científico instituído pela ciência ocidental sem abrir mão da resistência criativa de forjar estratégias metodológicas para observar objetos de estudos singulares. Os textos demonstram que fazer pesquisa é uma arte de cruzar caminhos seja dos estudantes, gestores escolares, colegas de ofício, autores e outros sujeitos.

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Na busca de resolver essas indagações os pesquisadores e pesquisadoras têm lançado mão de estratégias teóricas-metodológicas para analisar a sala de aula, as práticas pedagógicas, os saberes históricos escolares, os livros didáticos, os museus, as aulas de campo, os cadernos escolares e também as narrativas dos estudantes.

O presente projeto editorial tem como foco o debate sobre Práticas de Pesquisa em Ensino de História, reunindo textos que apresentam reflexões sobre os percursos investigativos realizados para problematizar os fenômenos do ensinar e aprender. A intenção dos textos é abordar os encadeamentos dos procedimentos metodológicos, da fundamentação teórica, dos conceitos utilizados, das fontes e dos resultados alcançados nas pesquisas.

Por isso, adotou-se a metáfora da encruzilhada, tomada aqui como uma imagem conceito (cruzamento) e referência epistemológica (trânsito), pois, as pesquisas mostram que o campo é lugar de cruzamento. As/Os pesquisadoras(es) apresentam os exercícios metodológicos que realizaram para construir suas dissertações. Os trabalhos ressaltam a necessidade do diálogo com diferentes campos do conhecimento (Antropologia, Comunicação, Educação, Psicologia, Ciências Políticas e Linguística).

Nesse sentido, o livro Encruzilhadas Da Pesquisa No Ensino Da História, ao longo de seus treze artigos, demonstra ao mesmo tempo, o rigor científico instituído pela ciência ocidental sem abrir mão da resistência criativa de forjar estratégias metodológicas para observar objetos de estudos singulares. Os textos demonstram que fazer pesquisa é uma arte de cruzar caminhos seja dos estudantes, gestores escolares, colegas de ofício, autores e outros sujeitos.

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