Quando um jogo pode ser considerado locativo? Produto da convergência entre video game, mobilidade, tecnologias e serviços baseados em localização, os jogos locativos seguem filosofia semelhante de outros gêneros mais conhecidos, como jogos pervasivos e jogos de realidade alternativa: se apropriam de porções do espaço urbano, que servem de base para a interação.
Nesta direção, os designers utilizam o potencial oferecido pelas mídias locativas para criar jogos digitais, fazendo desafios típicos dos video games transbordarem das telas para a cidade.
Este livro tem como objetivo oferecer uma abordagem introdutória sobre os jogos locativos, situando seu formato no âmbito dos games e na cultura digital. Para atingir este fim, organizo as próximas páginas deste livro em três capítulos. No primeiro capítulo, procuro apresentar o gênero, partindo da pergunta inicial: o que são jogos locativos? Nesta etapa, discuto os principais conceitos relacionados ao tema, como interface liminal, regras de transformação, enquadramento lúdico, expansão social, espacial e temporal, desenhando o efeito de sintonização do lugar na esfera dos jogos digitais.
No segundo capítulo, descrevo exemplos de jogos locativos experimentados no Brasil. Abordo, dentre outros casos, os projetos: Caçadores de Energia (2010), Ingress (2012), Ghostbusters: Paranormal Blast (2012), Banco Imobiliário Geo (2012) e CodeRunner (2012). No terceiro capítulo, que encerra este livro, apresento algumas controvérsias suscitadas pelos jogos locativos. Deste esforço, procuro lançar questões que possam ajudar interessados em futuras explorações sobre o tema.
Os jogos locativos podem refletir nuances da atual fase da cibercultura como importância da mobilidade e da localização para o processo de mediação. Deste modo, acabam também se inserindo em um contexto mais amplo, que pode ser concebido como uma virada espacial na cultura dos games, dando ênfase às funções do espaço e do lugar nas interações
entre jogo e jogadores.
Este livro é parte da coleção de e-books editada pelo Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (Lab 404) da Universidade Federal da Bahia. O propósito deste trabalho é apresentar uma das discussões de interesse do Lab 404, na tentativa de nortear estudantes, profissionais e interessados no tema “jogos locativos”.
Jogos Locativos
- Ciências Da Computação, Ciências Sociais, Educação, Informática, Internet
- 3 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.