
A obra Inclusão Digital E Empoderamento Freireano: A Formação De Professores Da Educação Básica Eem Uma Perspectiva Dialógica E Autoral apresenta dados da pesquisa “Políticas de inclusão digital: desdobramentos na educação básica e na formação de professores”, iniciada em 2013 sob minha coordenação.
Com o objetivo de investigar como as políticas de inclusão digital têm se materializado no contexto paulista de formação de professores/as, pesquisa ampara-se em um quadro teórico de referência que engendra dois campos conceituais: formação de professores; educação e linguagens hipermidiáticas da cibercultura.
A obra está estruturada em três eixos temáticos: a) formação continuada em serviço in loco de professores/as da educação básica; b) formação continuada em serviço de professores de língua inglesa; c) formação inicial de professores/as de educação física.
Partindo do estudo das normativas legais sobre formação de professores/as da educação básica para integrar as linguagens hipermidiáticas da cibercultura ao cotidiano professoral, os textos ora apresentados revelam dados de cinco investigações integradas ao projeto supracitado, que foram desenvolvidas em nível de mestrado acadêmico em Educação, na Universidade Federal de São Paulo, sob minha orientação.
Como todos os capítulos foram escritos em coautoria comigo, ao apresentá-los farei referência aos primeiros autores de cada um deles.
Antes, porém, é oportuno observar que, em pesquisa anterior (PESCE, 2019) sinalizei que Freire (1981; 1992; 1997) visa ao empoderamento de um grupo social, que se torna capaz de realizar mudanças que o fortaleçam, promovendo, assim, transformação cultural.
É nesse contexto que Freire assevera o papel fulcral da Educação, na ampliação cultural de grupos sociais economicamente desfavorecidos e, por conseguinte, no exercício pleno da cidadania.
A acepção freiriana do termo empoderamento e a utilização das linguagens hipermidiáticas da cibercultura em uma perspectiva culturalista (em refuta à visão instrumental) são conceitos basilares nas pesquisas ora apresentadas.
