Tecnologias Da Educação

Tecnologias Da Educação traz artigos singulares que permitim desocultar as diferentes faces do processo de apreensão do mundo que nos cerca.

Como tema relativamente novo no campo da educação, os estudos sobre imaginário, corporeidade, emoções e meios tecnológicos e de comunicação têm nos incentivado na realização e orientação de estudos e pesquisas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, nível Mestrado, da Universidade Federal de Pelotas, bem como fomentado trabalhos sobre essas temáticas.

Como um dos desdobramentos dos estudos aludidos, as áreas de Educação, Comunicação e Imaginário vêm unindo-se em reflexões, experiências e pesquisas, dando origem ao IV Seminário de Educação e Comunicação e ao III Colóquio Imaginário, Cultura e Educação, num evento conjunto realizado em outubro de 2004 no PPEG da UFPel.

Constituíram-se esses espaços em oportunidades para socializar produções teórico-práticas de nossos orientandos e de outros pesquisadores que trouxeram questões e proposições elucidativas sobre as relações entre educação, comunicação e imaginário, e entre sujeitos, mídias e instituições de ensino, considerando temáticas relacionadas com a produção de conhecimentos, sobretudo na formação docente.

As discussões nessas oportunidades evidenciaram reflexões sobre um paradigma educacional que valoriza o resgate das emoções e relações, no qual as pessoas, em mediação com seus pares e/ou tecnologias de comunicação, descobrem e produzem diferentes saberes e conhecimentos.

Nessas relações, observamos a ênfase dada não só às tecnologias, mas aos diferentes modos de conexões que fazem emergir e valorizar o ser humano.

Assim, entendemos a tecnologia como um meio de fomentar afetividades, representações e interlocuções. Ela possibilita às pessoas terem acesso a uma ampla gama de informações e de conhecimentos complexos, podendo servir como elemento de aprendizagem e como espaço de socialização.

No decurso de estudos por nós empreendidos, deparamo-nos, muitas vezes, com situações de pesquisas não-previsíveis que nos apontaram caminhos novos, abrangentes, interessantes e apaixonantes.

As áreas abrangidas por essas temáticas podem ter a aparência de um sem corpo teórico homogeneamente constituído e validado, pois desde que o ser humano se tornou sapiens traz em suas matrizes o conteúdo simbólico de suas vivências, que são dinâmicas e em constante transformação.

Por outro lado, por exemplo, os estudos do imaginário e da comunicação advêm de um rastreamento das estruturas que permeiam saberes e fazeres presentes no decurso da humanidade, vide os estudos de Francisco Gutiérrez, Edgar Morin, Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Humberto Maturana e Umberto Eco.

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Tecnologias Da Educação traz artigos singulares que permitim desocultar as diferentes faces do processo de apreensão do mundo que nos cerca.

Como tema relativamente novo no campo da educação, os estudos sobre imaginário, corporeidade, emoções e meios tecnológicos e de comunicação têm nos incentivado na realização e orientação de estudos e pesquisas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, nível Mestrado, da Universidade Federal de Pelotas, bem como fomentado trabalhos sobre essas temáticas.

Como um dos desdobramentos dos estudos aludidos, as áreas de Educação, Comunicação e Imaginário vêm unindo-se em reflexões, experiências e pesquisas, dando origem ao IV Seminário de Educação e Comunicação e ao III Colóquio Imaginário, Cultura e Educação, num evento conjunto realizado em outubro de 2004 no PPEG da UFPel.

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Nessas relações, observamos a ênfase dada não só às tecnologias, mas aos diferentes modos de conexões que fazem emergir e valorizar o ser humano.

Assim, entendemos a tecnologia como um meio de fomentar afetividades, representações e interlocuções. Ela possibilita às pessoas terem acesso a uma ampla gama de informações e de conhecimentos complexos, podendo servir como elemento de aprendizagem e como espaço de socialização.

No decurso de estudos por nós empreendidos, deparamo-nos, muitas vezes, com situações de pesquisas não-previsíveis que nos apontaram caminhos novos, abrangentes, interessantes e apaixonantes.

As áreas abrangidas por essas temáticas podem ter a aparência de um sem corpo teórico homogeneamente constituído e validado, pois desde que o ser humano se tornou sapiens traz em suas matrizes o conteúdo simbólico de suas vivências, que são dinâmicas e em constante transformação.

Por outro lado, por exemplo, os estudos do imaginário e da comunicação advêm de um rastreamento das estruturas que permeiam saberes e fazeres presentes no decurso da humanidade, vide os estudos de Francisco Gutiérrez, Edgar Morin, Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Humberto Maturana e Umberto Eco.

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