
A literatura de cordel é bastante difundida em nosso meio, em 2018 obteve reconhecimento como patrimônio cultural brasileiro, mas há bastante tempo é ofício e meio de vida para vários cidadãos brasileiros. Este gênero literário também é destaque na área de educação, podendo ser aplicado nas mais diversas áreas do conhecimento como um veículo informativo e audacioso.
É um gênero literário que se caracteriza pela rima, linguagem simples, coloquial e com traços regionais. Dessa forma, por usar uma linguagem comum e atrativa o cordel pode ser um grande difusor do conhecimento, alcançando pessoas de faixa etária variada e diferentes classes sociais. Além disso, a literatura de cordel pode tornar o ensino mais prazeroso e divertido.
Portanto, Cordéis Educativos vem com o propósito de apresentar uma coletânea de cordéis relacionados ao ensino abrangendo as diversas áreas do conhecimento. Muitos foram frutos de projetos acadêmicos e de experiências com fins educacionais e/ou informativos. Então, caro leitor, espero que você se delicie com as estórias que vêm a seguir e que elas possam lhe servir de inspiração para novos projetos ou métodos de ensino.
Lina Raquel Santos Araújo possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (2004), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (2012) e doutorado em Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (2017). Estagiou em granjas suinícolas no sul e sudeste do país.
Trabalhou em empresa de nutrição animal, na qual atuou na área de vendas e assistência técnica na Suinocultura do norte e nordeste do país. Atualmente é professora substituta da Universidade Estadual do Ceara, Assessora de Pesquisa, Ensino e Extensão do Programa de Educação Tutorial – PET- da Faculdade de Veterinária/UECE e vice-presidente da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos – ABRAVES – Regional Ceará. Tem experiência com reprodução, manejo e nutrição de monogástricos.
