Ligia Saramago – A Topologia Do Ser: Lugar, Espaço E Linguagem No Pensamento De Martin Heiddeger
De uma rara clareza expositiva, sustentada por um líquido uso do idioma, este livro de Ligia Saramago, A Topologia Do Ser, originalmente tese de doutorado, prima pelo modo singular de sua interpretação do pensamento do filósofo, centrada – indo do simples lugar à abertura e à habitação – nos elementos espaciais nele focalizados.
Sob a ótica deste trabalho, Heidegger é também o pensador do ser e do espaço. A temporalidade do Dasein só pode ser concebida incluindo-se a sua espacialidade, de que é particularmente reveladora a obra de arte. Pelo espaço, nela se dá a entrada do elemento poético. Assim, a arte constituiria uma região do espaço.
A Topologia Do Ser acompanha, em suas várias nuanças, mutações e desdobramento, o tema do espaço que, de um modo ou de outro, atravessa todo o pensamento de Martin Heidegger.
A autora, Ligia Saramago, nos permite perceber que, desde os textos anteriores ao projeto de uma ontologia fundamental que, pela primeira vez, se apresentou em Ser e tempo, até ai meditações mais tardias sobre arte, linguagem e poesia, o espaço nunca deixou de comparecer como uma questão na escrita de Heidegger.
E isto não por um acaso. Ao contrário, o tratamento da questão do espaço mostra- se como um momento necessário à própria dinâmica do pensamento heideggeriano. Sendo assim, o pensamento do ser é sempre também um pensamento do espaço.
É nesta linha de argumentação que se propõe aqui uma riquíssima leitura de Heidegger, numa reunião de textos que se inicia com Ontologia (hermenêutica da facticidade), de 1923, e se estende até A Arte E O Espaço, de 1969.
Mas a pesquisa aqui apresentada possui também o grande mérito de contribuir para novas possibilidades de relações e diálogos com várias áreas do conhecimento.
Tudo isso, aliado ao enorme entusiasmo da autora pelo seu tema, se transmite ao leitor através de uma linguagem tão acessível quanto rigorosa, o que faz de A Topologia Do Ser uma referência preciosa não apenas para os estudiosos de filosofia, mas, igualmente, para todos os que, especialistas ou não, em áreas diversas como nas artes ou disciplinas como arquitetura, urbanismo, geografia, história, sociologia, antropologia se interessam ou se deparam com questões pertinentes ao espaço.
https://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-pedra-no-caminho-branca/