
As estratégias de “Apoio” a equipes de trabalho têm sido cada vez mais experimentadas no Sistema Único de Saúde. A crescente produção teórica sobre Apoio Institucional e Matricial nos últimos anos tem nos demonstrado caminhos factíveis de como e onde investir energia na gestão das políticas públicas para a renovação das práticas de saúde.
Estou certa de que este livro de experiências de Apoio Institucional e Matricial da Bahia vem a acrescentar nesse contexto, expressando um pouco da luta e do trabalho realizado cotidianamente para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com linguagem simples e direta, o livro traz diversas experiências e acontecimentos que nos remetem ao que representa: tornar-se Apoiador(a) nas organizações de saúde; compor equipes e projetos de Apoio; e apoiar gestores e trabalhadores no contexto do SUS.
São 11 narrativas de experiências concretas. Os autores são trabalhadores/gestores que trazem, na linguagem, a emoção de quem vive e repensa sua própria ação e existência no mundo. São registros de vida intensa no trabalho e acontecimentos que se passam há anos na Bahia.
Os relatos falam de métodos e de medos, de agendas e encontros, de projetos e desfechos. São experiências de Apoio Institucional e Matricial a diferentes equipes de trabalho que demonstram arranjos e práticas direcionadas a prefeitos, gestores, trabalhadores da saúde e aos próprios Apoiadores(as).
A partir de diferentes contextos, abordam ações de sucesso e fracasso da prática. Também apontam fragilidades e celebram as fortalezas encontradas em cada caminhada.
O livro consegue dar voz aos Apoiadores(as), permitindo uma exposição de diferentes olhares, análises e perspectivas sobre as políticas de saúde. Com a leitura destes textos, é possível entrar em contato com o que realmente nos ocupa e preocupa nas práticas de Apoio Institucional, além de compreender o que sente o Apoiador(a) em seu universo de trabalho.
