Uma das únicas certezas que tenho na vida é uma frase que vivencio no meu dia a dia de Paulo Freire: “Educação não Transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas Transformam o mundo.”
Para boa parte de nós a busca e a forma de apresentar novos conhecimentos nas engenharias em direção ao desenvolvimento sustentável é um desafio, no qual estes três jovens Doutores em Engenharia de Processo graduados em Engenharia Ambiental e de Petróleo assumiram como responsabilidade de introduzir estes trabalhos realizados em diferentes regiões do nossos pais, desde o Paraná até o Amapá, entendo que o nosso mestre Paulo Freire estava correto.
Se a grande questão é o Desenvolvimento Sustentável? De maneira clara e suave, estes três jovens doutores nos ajudam ter um novo olhar sob as perspectivas destes trabalhos elaborados nas mais diversas instituições brasileiras com enfoque da Engenharia com Desenvolvimento Sustentável. As instituições acabam por mostrar um raio-x do que alguns alunos tem desenvolvido em suas salas de aula nos Institutos de Tecnologia, Universidades Particulares e Federais.
Portanto, buscar a excelência técnica, se inicia com primeiros passos para se atingir um horizonte, mas acima de tudo, acredito que a proposta técnica deste trabalho é dar um passo adiante, inspirar e assim conseguir atingir novos modelos de engenharia para o desenvolvimento sustentável.
Assim sugiro aos leitores uma reflexão sobre o tema e os trabalhos, e a partir daí ter uma conjunção de aspectos para que possam ultrapassar limites, de avançar, de fazer melhor do que foi feito até então. Afinal, qualquer atividade na questão de desenvolvimento sustentável irá demandar reflexão, técnica, tempo, conhecimento & energia.