
Este livro parte de um esforço coletivo com o objetivo de consolidar um panorama crítico sobre a diversidade de olhares, temas e formas de intervir em favelas no Brasil (e até mesmo cruzando nossas fronteiras para dialogar com a experiência colombiana).
Com base nas experiências empíricas de seus autores, Dimensões Do Intervir Em Favelas reúne não só artigos curtos, ensaios e entrevistas que aprofundam questões relevantes e atuais dos desafios e das perspectivas da urbanização de favelas no Brasil, como também bases gráficas sobre algumas das experiências nacionais realizadas nas últimas décadas em diferentes cidades e contextos do país, com diferentes escalas e objetivos, que sustentam um olhar criterioso e cuidadoso sobre o território existente.
Reunimos moradores, pesquisadores, projetistas e gestores públicos que, com seus olhares diversos, encaram o desafio de expor as questões que enfrentam no dia-a-dia de suas práticas cotidianas, acadêmicas, profissionais.
Esta complexidade de olhares e de narrativas sustenta o argumento central do livro, que perpassa todas as contribuições: o de que urbanizar (intervir) em favelas, tanto para contribuir com sua consolidação como para a formação e empoderamento de todos enquanto cidadãos e sujeitos de direito, é tarefa complexa e multidisciplinar; multidimensional.
Entendemos como projeto ou intervenção para urbanização, processos coletivos e emancipatórios que buscam ampliar e legitimar diretos (à cidade, à moradia, à participação, à educação; enfim, “direito a ter direitos”), contribuir à emancipação e dignidade humana por meio de uma leitura sensível e criteriosa dos lugares de vivência e dinâmicas locais, evitando modelos, parâmetros e instrumentos pressupostos.
No entanto, sabemos que a concretização desses projetos não é livre de contradições. Isto é, os projetos selecionados não representam modelos a serem seguidos à risca, mas sim caminhos e reflexões relevantes e que ajudam a construir um arcabouço de experiências nacionais de diversas naturezas para avançarmos e refletirmos a partir delas.
