Antropologia Da Educação

Antropologia Da Educação trata de forma original um tema relevante, atual e ainda pouco explorado no campo da Educação, qual seja, a construção do conhecimento em Antropologia da Educação no Brasil.
Valendo-se da Análise de Conteúdo Hermenêutica e da Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã, a autora consegue iluminar a “sombra” que paira sobre a constituição da Antropologia da Educação no Brasil.


A partir de uma análise exaustiva e cuidadosa do conteúdo e do sentido dos discursos de antropólogos e educadores, a autora expõe as tensões desse campo do conhecimento, mostrando que não há clareza a respeito do que seja Antropologia da Educação, a qual, à despeito do nome, é uma Antropologia Escolar.
Diante dos impasses dessa área, a autora nos brinda com uma excelente reflexão e instigantes e desafiadoras questões dentre as quais gostaria de destacar duas: Seria possível uma Antropologia da Educação feita por Educadores? Ou a Antropologia da Educação poderia se constituir como um campo interdisciplinar, no qual pesquisariam juntos antropólogos e educadores, superando os determinismos teóricos, metodológicos e de formação?
O grande mérito de Antropologia Da Educação é lançar um outro olhar não só sobre este importante campo de conhecimento, como mostrar o valor heurístico da Análise de Conteúdo Hermenêutica para a reflexão sobre a Educação.

Na década de 50 ocorre a primeira publicação sobre Antropologia da Educação no Brasil. Em 1954, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos publicou um artigo denominado A Antropologia Educacional: novo método de análise cultural, uma tradução do texto originalmente apresentado na Harvard Education Review. Nele, a autora, Anette Rosenstiel, antropóloga, se refere às contribuições que a Antropologia pode oferecer aos estudos dos problemas da área da Educação. Segundo a autora, “uma das maiores dificuldades dos antropólogos diz respeito à sua não preocupação com a educação, enquanto os educadores abandonaram os antropólogos, bem como os princípios e técnicas da antropologia”

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A partir de uma análise exaustiva e cuidadosa do conteúdo e do sentido dos discursos de antropólogos e educadores, a autora expõe as tensões desse campo do conhecimento, mostrando que não há clareza a respeito do que seja Antropologia da Educação, a qual, à despeito do nome, é uma Antropologia Escolar.
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O grande mérito de Antropologia Da Educação é lançar um outro olhar não só sobre este importante campo de conhecimento, como mostrar o valor heurístico da Análise de Conteúdo Hermenêutica para a reflexão sobre a Educação.

Na década de 50 ocorre a primeira publicação sobre Antropologia da Educação no Brasil. Em 1954, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos publicou um artigo denominado A Antropologia Educacional: novo método de análise cultural, uma tradução do texto originalmente apresentado na Harvard Education Review. Nele, a autora, Anette Rosenstiel, antropóloga, se refere às contribuições que a Antropologia pode oferecer aos estudos dos problemas da área da Educação. Segundo a autora, “uma das maiores dificuldades dos antropólogos diz respeito à sua não preocupação com a educação, enquanto os educadores abandonaram os antropólogos, bem como os princípios e técnicas da antropologia”

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