Estes relatos são resultados do desafio proposto aos docentes do Centro Universitário UNIESP, diante da Pandemia do Covid-19, que se alastrou pelo Brasil impactando profundamente o ano de 2020. Diante do cenário que se montou no país, medidas de isolamento social se apresentaram como alternativa orientada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O UNIESP aos 18 de março de 2020, atendendo estas orientações, encerrou as atividades presenciais e migrou para outra forma de estar presente mesmo distante.
A tecnologia se fez presente de forma intensa e foram iniciados os processos de adaptação. Reuniões, discussões e debates em cada coordenação intencionavam construir uma maneira de continuar as aulas sem que o momento atual afetasse diretamente a construção de conhecimento dos discentes. Inúmeros tutoriais, compartilhamentos e um sentimento de solidariedade profundo, conduziram equipes inteiras a aprender, buscar, ajudar e ensinar.
As aulas presenciais, seguindo a orientação do MEC, precisamente, o “Parecer sobre a reorganização dos calendários escolares e a realização de Atividades Pedagógicas não presenciais durante o período de Pandemia do Covid-19” nortearam os caminhos quanto às aulas em Acesso Remoto. Diante do cenário que se compunha foi solicitado dos docentes, estratégias que possibilitassem um diálogo aproximado com os discentes.
A prática docente, neste momento, para além de pensar o conteúdo e a metodologia, precisou se aprofundar em estratégias e recursos que viabilizassem o ensino-aprendizagem. Neste sentido, as metodologias ativas, que tem seu foco na participação dos discentes na construção da aprendizagem, se tornaram essenciais neste processo das aulas no UNIESP.
Neste sentido, apresentamos o e-book Inovações E Desafios Em Tempos De Educação Remota: Relatos De Experiências Em Ciências Da Saúde desejando que as experiências vivenciadas por estes docentes possam inspirar cada um de vocês, na busca constante de possibilidades de enfrentamento do cenário atual, que embora nos pareça “obscuro”, este tem se configurado como um laboratório didático de aprendizagem por desafios aos docentes do século XXI.