
A partir desse momento iniciamos o componente curricular “Referências Múltiplas da Dança”. Para tanto, nos aproximaremos de noções de estética articuladas a noções conceituais da filosofia que nortearão nossas discussões e reflexões sobre princípios e procedimentos de fazeres artísticos em dança na contemporaneidade.
Nosso estudo focalizará prioritariamente em aproximar questões filosóficas a feituras dança, buscando articular considerações teóricas provenientes do campo da filosofia e configurações práticas em dança.
Trabalharemos passo a passo organizando nossa sequência de movimentos de estudo, enfatizando a multiplicidade e a diversidade das lógicas organizativas em dança, que reúnem, nelas, princípios estéticos e políticos.
Trabalharemos com os aspectos introdutórios a questões que abordam a estética, a estética nas artes, mais especificamente estética na dança, para que seja possível instaurar um espaço de discussão e reflexão sobre a relação entre teoria e prática na dança.
Seguiremos, então, numa sequência de 4 movimentos. No movimento 1, abordaremos noções de estética filosófica que serão introdutórias para entendimento de estética e a implicação de tal conceito nas artes e na dança mais especificamente.
No movimento 2, abordaremos aspectos políticos pertinentes a noções de estética e o impacto desses aspectos em corpos que dançam, salientando a noção do sensível nas formulações de danças.
No movimento 3, traremos a discussão para os aspectos estéticos culturais, destacando as questões sobre identidade e diferença no campo das artes e da dança.
No movimento 4, trataremos dos aspectos artísticos, buscando reunir os demais aspectos e discutir fazeres no campo da dança.
As configurações em dança indicadas, foram selecionadas para produzir rebatimentos teórico-práticos das noções conceituais estudadas.
O aspecto referencial do componente se apresenta tanto na escolha de autores(as) e suas abordagens para tratar do tema do componente, quanto nas escolhas de obras/configurações e as lógicas compositivas de feituras em dança.
