
Trata-se de uma obra que, sem dúvida nenhuma, traz importantes contribuições para fazer avançar o processo de construção do conhecimento e de intervenção em Serviço Social, uma vez que a trajetória analítica percorrida vai ao âmago da questão, tratando de dar evidência à particularidade histórica a Pesquisa nessa área de conhecimento e intervenção profissional.
Para explicitar de modo denso e fecundo essa original contribuição, sua autora, Profa. Dra. Jussara Ayres Bourguignon, realiza um processo investigativo que tem como referência a perspectiva teórico-crítica, a partir de seus fundamentos no método dialético.
Como docente e pesquisadora que é, desde há muito, Jussara incursionou com desenvoltura pela literatura especializada, fazendo-o sempre com olhos críticos de quem conhece a profissão de Serviço Social e por ela transita tanto como área de conhecimento, como de intervenção profissional.
Assim não lhe foi difícil estabelecer um caminho através do qual, com muita propriedade, esse fenômeno particular que é o processo de construção do conhecimento, foi contemplado na sua perspectiva de totalidade complexa, pois só assim é que ele adquire significado histórico.
Fiel ao método dialético, Jussara manteve-se firme nessa perspectiva, tratando de captar o fenômeno na sua essência, ao mesmo tempo em que o situa, para análise, no contexto social, econômico e político em que a profissão se insere e de onde emergem as demandas para o conhecimento e intervenção profissional.
Sua rica sensibilidade e intimidade com a temática, vão lhe possibilitar realizar análises originais e fecundas sobre questões cruciais para a profissão.
Apresentadas através de uma estrutura muito bem articulada nos capítulos que compõem a obra, Jussara vai iniciar tratando da produção do conhecimento como expressão do trabalho humano e a pesquisa, em sua particularidade, como forma de objetivá-lo, para então tratar das expressões dessa particularidade na pesquisa em Serviço Social.
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