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Este livro, na forma de coletânea, se inclui em um processo mais amplo de reflexão sobre a educação brasileira contemporânea que vem sendo desencadeado na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio desde as duas últimas décadas do século XX.
Constituindo-se em um importante ponto de inflexão nesse processo de sistematização e produção de conhecimentos, tem por objetivo aprofundar algumas constatações iniciais desse debate em curso sobre a sociedade contemporânea e sua relação com a educação, respondendo a algumas demandas urgentes de fundamentação da prática político-pedagógica da escola na atualidade.
A escolha dos capítulos norteou-se por três constatações. A primeira foi a de que as sociedades contemporâneas vêm sofrendo, desde as últimas décadas do século XX, profundas transformações em todas as dimensões da produção da existência humana; a segunda foi a de que essas mudanças se materializam, de modo específico, na sociedade brasileira, devido à maneira como o Brasil vem se inserindo no mundo ao longo da sua história e também devido às relações econômicas, políticas, sociais e culturais que se engendram, também historicamente, em âmbito nacional; e a terceira foi a de que essas profundas mudanças em curso no mundo e no país que redefinem ideais, idéias e práticas sociais repercutem intensamente nos processos de educação política e de educação escolar, levando à redefinição do conteúdo e da forma de estruturação dos sistemas educacionais e de formação técnico-profissional – já que, nas sociedades contemporâneas, a educação vem respondendo, de modo ‘específico’, às necessidades de valorização do capital, da conformação ético-política à sociabilidade burguesa e, também, à demanda popular efetiva de acesso ao saber socialmente produzido.
Na estruturação dos capítulos, influenciaram ainda duas demandas urgentes do debate educacional contemporâneo: a necessidade de identificar a natureza dessas profundas mudanças e a forma como elas interferem na educação brasileira; e, mais especificamente, como essas mudanças interferem na definição de diretrizes e estratégias político-pedagógicas das instituições escolares que têm, na politecnia e na omnilateridade, seus fundamentos essenciais.
As idéias aqui apresentadas, por filósofos e cientistas sociais e por educadores de expressão nacional e internacional, cumprem assim a função de subsidiar as discussões que vêm sendo travadas na EPSJV sobre as diretrizes filosóficas e sócio-históricas contemporâneas da sua prática de ensino e de pesquisa historicamente comprometida com a formação dos trabalhadores brasileiros, nos marcos dos seus vinte anos de existência.
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