
Espanhol, Línguas Indígenas E Português sintetiza trabalhos de vinte e um autores, de diferentes universidades brasileiras, sob o prisma do funcionalismo linguístico, enfocando as seguintes abordagens teórico-metodológicas: Gramática de Construções, Rhetorical Structure Theory (Teoria da Estrutura Retórica), Gramática Discursivo-Funcional, Abordagem Multissistêmica da Língua, Funcionalismo e Cognição.
Os artigos apresentados trazem reflexões sobre assuntos múltiplos, em voga no quadro atual da Linguística Brasileira.
Os organizadores esperam, com essa diversidade na unidade, trazer pesquisas significativas à baila, promovendo e ampliando, assim, o debate na área acadêmica e contribuindo para divulgar as novas tendências teóricas e desenvolvimentos da pesquisa sobre o funcionalismo.
Espanhol, Línguas Indígenas E Português é destinada a alunos de graduação, pós-graduação e professores-pesquisadores dos cursos de Letras e também a estudantes e profissionais de outras áreas correlatas que tomam a linguagem como objeto de estudo e reflexão.
Para que seu conteúdo seja apresentado de forma mais organizada, os capítulos de Espanhol, Línguas Indígenas E Português foram divididos em cinco seções a partir do pareamento de temas ou de abordagens teórico-metodológicas.
A primeira seção trata de uma perspectiva de análise em franca ebulição nos estudos funcionalistas atuais, a perspectiva das construções. Dois capítulos integram essa seção do livro.
Na segunda seção, estão agrupados os trabalhos que tomam como perspectiva teórico-metodológica a Rhetorical Structure Theory (RST), a Teoria da Estrutura Retórica.
A terceira seção da obra reúne trabalhos sobre o espanhol desenvolvidos sob a ótica da Gramática Discursivo-Funcional.
A quarta seção do livro é composta de trabalhos desenvolvidos sob a perspectiva de outros modelos funcionalistas.
Finalizando a obra, a quinta e última seção abrange trabalhos referentes ao tema linguagem e cognição.
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