Aos 7 de julho de 2007 o papa Bento XVI publicou o Motu Proprio Summorum Pontificum sobre a liturgia romana anterior à reforma de 1970, por meio do qual deu liberdade a todos os padres do mundo, independentemente de autorização de seus superiores hierárquicos, para celebrarem a missa na forma ritual tridentina. Esse fato foi noticiado pela imprensa como um retorno à missa em latim; no entanto, faltou qualquer formulação histórica sobre esse ato da Santa Sé e das questões envolvidas sobre essa temática que remontam ao Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-65) e suas resoluções litúrgicas e a constituição prática do ordinário da missa a pedido de Paulo VI (1963-78).
O ritual de adoração a Deus foi, desde os tempos primitivos do cristianismo, o ponto culminante da vida cristã. Ao fluir da História o culto configurou-se em um Sacrificium laudis (sacrifício de louvor): formou-se a missa. Além de servir ao propósito de agradar a divindade, a missa serviu, ao longo dos séculos, como fator de unidade e identidade para o catolicismo, mas é também em torno dela que grandes e significantes cismas surgiram no seio da Igreja Católica Apostólica Romana.
Herdeiro do templo e das sinagogas, o culto cristão primitivo tinha já em seu centro a oferta de um sacrifício a Deus. Tal sacrifício era feito em diversos ritos regionais durante a Idade Média, fato suplantado com o advento do Concílio de Trento (1543-1565), quando o rito foi unificado em um único Cânon compilado e outorgado pelo papa São Pio V (1566-1572) com o intuito de consolidar a fé católica e combater o protestantismo que surgira no período em questão e que tinha outra visão do culto cristão, não como sacrifício, mas como memória. Para o protestantismo a missa é apenas um memorial da paixão de Cristo e não um sacrifício de expiação, de adoração, de louvor e impetratório, como entendem os católicos. Esse fato é bem elucidado nos XXXIX artigos de religião, obra protestante do século XVI que explana a nova fé antipapal do período citado.
Sacrificium Laudis: A Hermenêutica Da Continuidade De Bento XVI E O Retorno Do Catolicismo Tradicional (1969-2009)
- História, Religião
- 21 Visualizações
- Nenhum Comentário
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.