Ações Afirmativas Na Educação Superior

Ações Afirmativas Na Educação Superior aborda o tema, sempre buscando uma contextualização histórica das desigualdades na sociedade brasileira.

Este livro aborda as políticas de acesso e ações afirmativas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Busca, especialmente a partir da caracterização do perfil socioeconômico e da trajetória escolar e acadêmica dos estudantes, compreender as contribuições dessas políticas para a democratização da educação superior brasileira.

Ele é produto de uma pesquisa realizada entre 2013 a 2015, no Mestrado em Educação, defendido no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFFS.

Trata-se de um estudo documental e descritivo, envolvendo 2.123 estudantes, dos cinco campi da UFFS: Chapecó, Laranjeiras do Sul, Realeza, Cerro Largo e Erechim.

A ideia do livro é contribuir para o debate acerca de uma das temáticas recentes da educação superior, aqui considerado como o processo de democratização do acesso e da permanência dos estudantes, haja vista que a universidade brasileira nasceu de forma tardia, associada a um caráter privatizante e elitista.

Isso faz questionar sobre as dificuldades de acesso a essa modalidade de ensino como um direito a toda a população, que se caracteriza como uma bandeira de luta histórica travada pelos movimentos sociais que há uma década lutam pelo direito à educação pública e gratuita.

O campo de estudo acerca das ações afirmativas na educação superior no Brasil ganhou importância e centralidade no país, principalmente a partir dos anos 2000, quando entra em pauta na agenda governamental a Reforma Universitária, e, junto dela, ações que foram sendo desenvolvidas no sentido de diminuir as desigualdades de acesso e a privatização da educação superior.

Dentre essas ações, destacam-se as políticas de assistência estudantil, os programas como a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e o Programa Universidade Para Todos (PROUNI). E, a mais recente política aprovada nessa direção é a Lei nº 12.711/2012, conhecida como Lei das Cotas.

Ações Afirmativas Na Educação Superior tem o intuito de abordar o tema, sempre buscando uma contextualização histórica das desigualdades na sociedade brasileira, cujas origens remetem a um modelo de desenvolvimento do país desde o seu “achamento”. Na educação essas desigualdades se manifestam de diferentes modos, sendo o elitismo um dos aspectos mais gritantes.

Daflon, Feres Júnior e Campos, ao situarem as desigualdades educacionais, destacam que os pobres, em sua maioria, durante a educação básica, são os que frequentam as escolas públicas, enquanto os mais ricos matriculam seus filhos em escolas privadas.

Essa realidade se inverte na educação superior, pois, em geral, os vestibulares são competitivos e os filhos das classes mais altas são os que ingressam nas universidades públicas, enquanto que os filhos dos mais pobres se obrigam a pagar faculdades privadas e nem sempre de boa qualidade.

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Ações Afirmativas Na Educação Superior aborda o tema, sempre buscando uma contextualização histórica das desigualdades na sociedade brasileira.

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Ele é produto de uma pesquisa realizada entre 2013 a 2015, no Mestrado em Educação, defendido no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFFS.

Trata-se de um estudo documental e descritivo, envolvendo 2.123 estudantes, dos cinco campi da UFFS: Chapecó, Laranjeiras do Sul, Realeza, Cerro Largo e Erechim.

A ideia do livro é contribuir para o debate acerca de uma das temáticas recentes da educação superior, aqui considerado como o processo de democratização do acesso e da permanência dos estudantes, haja vista que a universidade brasileira nasceu de forma tardia, associada a um caráter privatizante e elitista.

Isso faz questionar sobre as dificuldades de acesso a essa modalidade de ensino como um direito a toda a população, que se caracteriza como uma bandeira de luta histórica travada pelos movimentos sociais que há uma década lutam pelo direito à educação pública e gratuita.

O campo de estudo acerca das ações afirmativas na educação superior no Brasil ganhou importância e centralidade no país, principalmente a partir dos anos 2000, quando entra em pauta na agenda governamental a Reforma Universitária, e, junto dela, ações que foram sendo desenvolvidas no sentido de diminuir as desigualdades de acesso e a privatização da educação superior.

Dentre essas ações, destacam-se as políticas de assistência estudantil, os programas como a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e o Programa Universidade Para Todos (PROUNI). E, a mais recente política aprovada nessa direção é a Lei nº 12.711/2012, conhecida como Lei das Cotas.

Ações Afirmativas Na Educação Superior tem o intuito de abordar o tema, sempre buscando uma contextualização histórica das desigualdades na sociedade brasileira, cujas origens remetem a um modelo de desenvolvimento do país desde o seu “achamento”. Na educação essas desigualdades se manifestam de diferentes modos, sendo o elitismo um dos aspectos mais gritantes.

Daflon, Feres Júnior e Campos, ao situarem as desigualdades educacionais, destacam que os pobres, em sua maioria, durante a educação básica, são os que frequentam as escolas públicas, enquanto os mais ricos matriculam seus filhos em escolas privadas.

Essa realidade se inverte na educação superior, pois, em geral, os vestibulares são competitivos e os filhos das classes mais altas são os que ingressam nas universidades públicas, enquanto que os filhos dos mais pobres se obrigam a pagar faculdades privadas e nem sempre de boa qualidade.

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