
É talvez o conhecimento crescente dos desafios da sociedade do conhecimento que está a proporcionar o aumento de popularidade das ideias e ferramentas de aprendizagem apresentadas neste livro.
Aprender A Aprender é uma obra indispensável aos professores (a todos os níveis e qualquer que seja a disciplina que lecionam) e aos educadores em geral.
Neste livro analisam-se, fundamentam-se e aprofundam-se os mecanismos do processo de estruturação do conhecimento, os bloqueios de aprendizagem, os fatores de sucesso e a aprendizagem significativa.
As aplicações de Aprender A Aprender começam a espalhar-se para além da escola e a encontrar um lugar nas instituições de pesquisa acadêmica e nas instituições corporativas e de deliberação. Esta obra, escrita por dois conceituados investigadores americanos, já foi traduzida em mais de oito línguas.
Durante décadas tem-se discutido se a educação é uma arte ou uma ciência. Não nos vamos envolver neste debate, que é de algum modo análogo ao debate sobre a influência da hereditariedade ou do meio ambiente no comportamento humano.
Sejam quais forem as conclusões detalhadas, a nossa premissa geral é que a educação pode ser simultaneamente uma arte (ou um ofício) e uma ciência e que o potencial humano é influenciado quer pela hereditariedade quer pelo ambiente.
Como quase ninguém hoje advoga o eugenismo, a única opção disponível aos educadores é o melhoramento do ambiente de aprendizagem.
As estratégias apresentadas neste livro baseiam-se e derivam de desenvolvimentos teóricos da psicologia e da filosofia da aprendizagem, da mesma forma que muitas práticas médicas, agrícolas ou de engenharia derivam de avanços teóricos nas ciências.
Sem complicar desnecessariamente os temas, tentaremos ilustrar a simbiose que existe entre o desenvolvimento teórico e os avanços nas estratégias educacionais.
Mostraremos esta relação à medida que formos apresentando estratégias destinadas a ajudar os estudantes a perceber como é que o conhecimento é construído por seres humanos — por estudantes, professores e estudiosos.
