José William Vesentini – Repensando A Geografia Escolar
A escola do século XXI será – e já começa a ser – bastante diferente daquela do século XX. Uma escola voltada não tanto para ensinar conteúdos e sim para desenvolver competências, inteligências múltiplas, habilidades e atitudes.
Uma escola para um mundo globalizado, para um novo mercado de trabalho, para sociedades multiétnicas e multiculturais com um novo conceito de cidadania.
Como fica o ensino da Geografia neste novo contexto?
Repensando A Geografia Escolar procura mostrar as mudanças que já vem ocorrendo no ensino da disciplina, que se revaloriza com este novo sistema escolar.
Uma geografia que desenvolve o raciocínio geográfico, que leva o educando a compreender o mundo em que vivemos, que analisa as relações sociedade/natureza nas diversas escalas geográficas, da local até a global.
Presenciamos o avançar de uma globalização que une todos os países e culturas, que torna globais problemas que antes eram nacionais: o meio ambiente e a poluição, o sistema financeiro, a proteção dos direitos humanos e outros.
Vivemos ainda numa época de profundas mudanças no mercado de trabalho e no próprio conceito de cidadania, com a expansão da informática e das redes de computadores, da robótica, das migrações internacionais e da invenção de novos direitos: ambientais e culturais.
O ensino da Geografia vem se tornando, como evidencia o exemplo dos Estados Unidos, entre outros, mais importante do que nunca.
As novas gerações tem que aprender a conhecer o mundo em que vivemos em todas as suas escalas geográficas, a pensar nas relações entre sociedade e natureza, a perscrutar as paisagens, a conhecer o lugar no qual residem.
José William Vesentini possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1973), graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1974), doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1985) e Livre Docência em Geografia Política pela Universidade de São Paulo (2003).
Atualmente é professor e pesquisador do Depto. de Geografia da FFLCH da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política/geopolítica e ensino da geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: nova ordem mundial, política e território, geopolítica brasileira, questão ambiental, ensino da geografia no século XXI.
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