
A coletânea História, Arqueologia E Educação Museal: Patrimônio E Memórias constitui o primeiro volume da Coleção História, Arqueologia e Educação Museal. O objetivo deste volume inicial consiste em explorar tais temas, de maneira interdisciplinar, com ênfase à relevância da cultura (i)material para a construção de conhecimentos históricos.
Essas temáticas de estudo pretendem descortinar as mais diversas manifestações culturais e apontam para a complexidade das experiências humanas no tempo, as quais se constituem de mudanças e permanências configuradas espaço-temporalmente de modo singular, conforme as diferentes demandas sociais.
Ademais, o debate acerca das temáticas que dão nome à coleção contribui para a sensibilização do cuidado e da proteção do patrimônio cultural. Indispensável ao fortalecimento de sentimentos de identidade e cidadania, essa sensibilização resulta na valorização da pluralidade étnica e cultural que compõe a formação social das sociedades contemporâneas.
A organização desta coletânea nasce da cooperação de profissionais e estudantes vinculados à Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Desse modo, para além de propor um amplo debate a respeito da temática central, a obra também apresenta um panorama da realidade regional (norte e nordeste) acerca das complexidades, conflitos e desafios da preservação do patrimônio cultural. Nessa esteira, destacam-se, ainda, a multivocalidade da cultura material e as múltiplas compreensões de patrimônio.
Isto posto, a obra reúne textos que discutem as relações entre história, arqueologia e educação museal e, ainda, textos que analisam experiências empíricas junto a populações e/ou instituições museais, sobretudo das regiões norte e nordeste, no tocante à temática central.
A coletânea reúne 27 capítulos, com registros de experiências, pesquisas, saberes e práticas formativas em diversos espaços, tempos e contextos históricos, reflexões acerca da História, Arqueologia e Educação Museal.
Os artigos que compõe este material que, agora, vem a público por meio da EDUFPI, em formato de um e-book, estão divididos em três partes, a saber:
1: Educação Museal: Experiências Educacionais a partir do Piauí, Maranhão, Pará e Amapá;
2: Arqueologia: Estudos sobre a Cultura Material e
3: Patrimônio: Pesquisa, Memória e Ensino.
