John Steinbeck – Viajando Com Charley
Na década de 60, já com a idade bem avançada, John Steinbeck decidiu que precisava conhecer novamente os Estados Unidos, pois o país que ele tivera a oportunidade de vislumbrar trinta anos atrás, quando perambulou por diversas localidades, não era mais o mesmo.
Viajando Com Charley é um livro de viagem do escritor norte-americano John Steinbeck. Conta a viagem por estrada pelos EUA de Steinbeck na companhia do seu poodle Charley em 1960.
Steinbeck escreveu que foi impelido por um desejo de ver o seu país a título pessoal, uma vez que ganhava a vida a escrever sobre ele. Escreveu que tinha muitas perguntas quando iniciou a viagem, sendo a principal “Como são os americanos hoje em dia?” No entanto, concluiu que ficou preocupado com muito do que viu sobre a “nova América”.
Steinbeck conta a história da viagem por todo o seu pais numa auto-caravana feita de propósito a que chamou Rocinante, o nome do cavalo de D. Quixote. A viagem começou em Long Island, Nova Iorque, e seguiu aproximadamente ao longo da fronteira dos EUA, desde o Maine até ao Pacífico, depois baixou para o vale de Salinas, na Califórnia, onde nascera, atravessou o Texas, e subiu para norte a partir do Sul Profundo de regresso a Nova York. Nessa viagem percorreu quase 10.000 milhas (cerca de 16.000 kms).
De acordo com Thom Steinbeck, o filho mais velho do escritor, o verdadeiro motivo da viagem foi que Steinbeck sentia que não teria muitos anos de vida e queria ver o seu país pela última vez.
O Steinbeck júnior afirmou que ficou surpreendido porque a sua madrasta permitiu a seu pai fazer a viagem; pela sua condição cardíaca poderia ter morrido a qualquer momento.
Uma nova introdução à edição do 50º aniversário do livro advertiu os leitores que “seria um erro ler este diário de viagem demasiado literalmente, dado que Steinbeck no fundo era um romancista.”
https://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-viola-ao-por-do-sol-borda-alca-azul/