
O livro vem trazer novas vertentes e ou facetas de assuntos diversos, reunidos nesses pequenos Ensaios Filosóficos de maneira bastante singular, mostrando e discutindo pequenas lembranças, reflexões e pensamentos sobre os assuntos mais variados e corriqueiros da vida cotidiana.
Não objetivo levar ao leitor a uma e definitiva conclusão, mas sim, força-lo a raciocinar e tirar suas próprias conclusões de acordo com as informações fornecidas e sua própria história de vida, suas experiências, costumes e cultura.
O objetivo geral e central da obra é abordar, levantar, reunir, ponderar e discutir sobre os mais diversos assuntos do dia a dia, contribuindo com o leitor de forma a favorecer um pensamento crítico-construtivo das diferentes temáticas que permeiam a vida cotidiana.
Os Ensaios Filosóficos têm a premissa de reunir pensatas, ditos, textos ou ensinamentos clássicos ou consagrados pelo uso em diversos textos de forma a reforçar, corroborar, negar e até contradizer informações corriqueiras, dizeres e ditados populares e convidar o leitor a repensá-los de uma forma nova e talvez inesperada.
Tais textos e pensamentos filosóficos devem ser olhados e abordados sob nova óptica de maneira a encontrarmos algo diferente e produtivo intelectualmente.
Escrevi e escrevo para meu próprio intento e deleite, além de um ou outro amigo que possa se interessar. Longe de mim ter a pretensão de deixar algo escrito à posteridade, digno de cuidado e atenção.
Entretanto, trago dúvidas e questionamentos, reflexões e ponderações sobre os mais diversos assuntos. Lamento e, de antemão, me desculpo se os vês fúteis, descabidos e sem importância. “Mea culpa!” Caso isso acontecer, lembre-se que meu objetivo foi estimular o interesse e pensamento sobre tais temáticas.
Todavia, são um pouco de ideias que trago comigo, minhas experiências e vivências, boas ou ruins, mas genuinamente simples e puras.
Escrevo e torno público esses dizeres sem significâncias para alguns, no entanto, singelos e sutis em determinados assuntos, que traduzem uma maneira de pensar.
Levanto temas do dia a dia, corriqueiros, importantes e interessantes para deixar o (a) leitor (a) incomodado (a) e instigado (a) a refletir e assim, tirar suas próprias conclusões.
O ser humano é um animal instintivo e pensante, que vive em sociedade e, por isso, sofre influência da moral coletiva, mas também tem sua vida particular e individual, portanto, sujeita à relações éticas.
A reflexão da vida social ou individual traz consigo muitas questões que precisam e merecem serem ponderadas e estudadas. A filosofia contribui, e muito, para isso.
