
A presente tese tem como tema a aquisição e desenvolvimento típico do conhecimento relativo a sentenças passivas verbais do português e faz considerações pontuais a respeito do que seja desenvolvimento linguístico atípico; ou seja, quando há comprometimento da linguagem, em particular, casos de DEL-Défict/Distúrbio Específico da Linguagem. Esta se inscreve no campo da Psicolinguística e se insere nas linhas de pesquisa do LAPAL (Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem da PUC-Rio).
Ao se usar o termo “passivas verbais”, são consideradas apenas as passivas verbais perifrásticas, as quais possuem a forma auxiliar (ser) + particípio (V-do) + by-phrase opcional (por + DP) (ex.: O copo foi quebrado pelo Pedro).
Fogem ao escopo deste trabalho outras formas de passivas, a saber: sintéticas – que possuem pronome se apassivador (ex.: vendem-se casas) – e outras formas de passivas discutidas na literatura em diversas línguas, tais como passivas impessoais, adversativas, assimétricas, entre tantas outras denominações.
As passivas verbais do português, por sua vez, possuem semelhanças importantes com chamadas as passivas adjetivais (ex.: O copo está quebrado) e, por isso, ganham relevância neste trabalho. A mais importante dessas semelhanças é sua a configuração morfofonológica, a qual pode ser descrita pela relação entre um auxiliar e o particípio. Tem-se como hipótese de trabalho que tal configuração (aux+part) seja a alavanca para a aquisição de todas as propriedades pertinentes a essas estruturas em português.
Essa relação entre passivas verbais e adjetivais seria, portanto, profícua na caracterização de um algoritmo de aquisição de estruturas passivas, tal como será feito no âmbito desta tese.
A aquisição de linguagem é vista como um processo vinculado à percepção do material linguístico que se apresenta à criança nas interfaces da língua com os sistemas de desempenho. O referencial teórico linguístico tomado como base é o do Programa Minimalista. Essa visão de aquisição via interfaces é articulada à noção de aprendizagem guiada por fatores inatos (innately guided learning process). O processo de aquisição em si é entendido, então, à luz da abordagem procedimental de Corrêa (2009a/b), a qual é apresentada como uma visão integradora e conciliadora entre as perspectivas linguísticas e psicolinguísticas aqui citadas.
O desenvolvimento deste trabalho justifica-se pela intenção de se ampliar o escopo da pesquisa de Lima Júnior, em que se investigou a compreensão de passivas por crianças em curso de aquisição da linguagem. O intuito, neste momento, é explorar possíveis condições de processabilidade capazes de minimizar o fardo de processamento na compreensão.
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