Televisão E Realidade

A importância que a televisão assume no Brasil ainda não produziu, como resultado, o desenvolvimento de métodos de análise adequados de seus produtos. O mais frequente é que a televisão seja tomada a partir de abordagens mais gerais, macroeconômicas, históricas ou sociais

, e que o programa televisivo, enquanto um produto cultural com certas especificidades, seja deixado de lado. Na maior parte dos casos, os estudos que tomam a televisão como seu objeto de investigação, ainda que considere seus produtos, tendem a se dispersar em direção a outros objetos de análise, afastando-se da análise dos programas efetivamente produzidos e veiculados. Tais estudos têm o mérito de reconhecer a televisão como objeto de interesse científico e de produzir conhecimento relevante sobre a televisão no Brasil, em especial quanto ao seu caráter histórico, social e econômico, mas a pouca ênfase nos produtos televisivos, tomados eles mesmos como objeto empírico, tem resultado numa certa fragilidade teórica e metodológica quando se trata de descrever, analisar, interpretar os modos de funcionamento, as especificidades, as características do programa televisivo.
Tendo em vista um cenário marcado pela crescente hibridização das produções e gêneros televisivos e pela implantação da televisão digital no Brasil, o Colóquio Internacional Televisão e Realidade, realizado entre os dias 21 e 24 de outubro de 2008, em Salvador, elegeu como tema geral as relações entre televisão e realidade – a TV como configuradora da realidade, como experiência de realidade na cultura contemporânea, como meio que embaralha as fronteiras entre realidade e ficção, entre informação e entretenimento – mas a partir de uma ênfase na análise de produtos, permitindo a interlocução sobre as metodologias de análise e interpretação de produtos televisivos que se constroem na vinculação com o real.
O Colóquio reuniu pesquisadores, docentes, profissionais e estudantes para compartilhar experiências de pesquisa sobre televisão e realidade e criar um espaço aberto à interlocução acadêmica sobre os processos e produtos televisivos de abordagem do real, considerando os diferentes pontos de vista que a análise do tema atualiza. Reunindo mais de duzentos participantes, de diferentes universidades brasileiras e francesas, o Colóquio possibilitou o contato com os diversos percursos teórico-metodológicos adotados na análise dos processos e produtos comunicativos televisivos.

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Tendo em vista um cenário marcado pela crescente hibridização das produções e gêneros televisivos e pela implantação da televisão digital no Brasil, o Colóquio Internacional Televisão e Realidade, realizado entre os dias 21 e 24 de outubro de 2008, em Salvador, elegeu como tema geral as relações entre televisão e realidade – a TV como configuradora da realidade, como experiência de realidade na cultura contemporânea, como meio que embaralha as fronteiras entre realidade e ficção, entre informação e entretenimento – mas a partir de uma ênfase na análise de produtos, permitindo a interlocução sobre as metodologias de análise e interpretação de produtos televisivos que se constroem na vinculação com o real.
O Colóquio reuniu pesquisadores, docentes, profissionais e estudantes para compartilhar experiências de pesquisa sobre televisão e realidade e criar um espaço aberto à interlocução acadêmica sobre os processos e produtos televisivos de abordagem do real, considerando os diferentes pontos de vista que a análise do tema atualiza. Reunindo mais de duzentos participantes, de diferentes universidades brasileiras e francesas, o Colóquio possibilitou o contato com os diversos percursos teórico-metodológicos adotados na análise dos processos e produtos comunicativos televisivos.

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