![Esta obra trata sobre fé e razão a partir das principais figuras pensantes da idade média, ou seja, Agostinho de Hipona, Anselmo de Cantuária e outros.](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2019/03/f%C3%A9-e-raz%C3%A3o-na-idade-m%C3%A9dia.png?w=800&ssl=1)
Em meados de 2014, a Reitoria do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina/CATÓLIASC em Joinville, por meio do Professor Maikon C. Glasenapp, Coordenador da Escola de Direito, solicitou-me a criação de um grupo de estudos sobre Fé e Razão.
Os estudantes que participariam desse grupo seriam oriundos dos cursos de Teologia e Direito. O desafio de levar esse projeto adiante estava sediado no fato de que os estudantes dos cursos mencionados tinham pouquíssimo contato com a filosofia e com os autores que estudaríamos.
Diante disso, concebemos como necessário iniciarmos as discussões no grupo com textos de comentadores que pudessem nos conduzir e introduzir na senda da temática solicitada.
Além disso, determinamos que o debate sobre fé e razão seria conduzido numa perspectiva históricofilosófica, ainda que não exclusivamente.
Iniciamos os nossos estudos pelo período medieval, no qual as discussões sobre razão e fé são abundantes e polêmicas; ademais, faríamos incursões, eventuais e quando necessárias, no período antigo para entender e explicar influências e heranças contidas nos autores medievais.
Todavia, quando começamos a organizar o material bibliográfico para o grupo de estudos, para a nossa surpresa, percebemos que não tínhamos em português uma obra que tratasse de fé e razão no medievo de forma sistemática e com algum aprofundamento, trazendo em cena os principais expoentes desse período, como desejávamos.
Na verdade, o que nós temos em português é uma obra introdutória elaborada pelo professor Urbano Zilles que leva como título, Fé e razão no pensamento medieval. A obra do professor Zilles explora a questão histórica e faz um breve sobrevoo sobre os principais autores e linhas mestras do problema de fé e razão.
Além dessa obra, é verdade que muita coisa está publicada sobre essa temática em língua protuguesa, mas não de forma condensada e sistemática como procurávamos.
Diante dessa lacuna bibliográfica, resolvemos empreender a construção de uma obra que tratasse sobre fé e razão a partir das principais figuras pensantes da idade média, ou seja, Agostinho de Hipona, Anselmo de Cantuária, Pedro Abelardo, Boaventura de Bognoregio, Tomás de Aquino, Duns Scotus e Guilherme de Ockham.
Para colocar esse projeto em curso, contatamos Luis Alberto de Boni, o mais importante medievalista em atividade no Brasil, o qual aceitou prontamente o convite para participar da obra.
Além do professor De Boni (Universidade do Porto), convidamos também os professores (estudiosos do pensamento medieval) Marcos Roberto Nunes Costa (UFPE), Manoel Vasconcellos (UFPel), Ricardo Rodrigues (IFF), Noeli D. Rossato (UFSM), Roberto H. Pich (PUCRS) e Pedro Leite (UFPel).
![](https://i0.wp.com/livrandante.com.br/wp-content/uploads/2016/11/pdf.jpg?resize=55%2C94&ssl=1)