
Este é o primeiro livro de uma série de publicações em metodologia para as ciências sociais e as humanidades. O livro e a série surgem como produto de algumas atividades organizadas pelo Laboratório de Metodologia do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio.
A proposta é que cada livro reúna contribuições de diferentes áreas – relações internacionais, ciência política, política pública, sociologia, antropologia, filosofia, letras e outras –, de modo a oferecer insumo para maior transdisciplinaridade nas ciências humanas.
Sendo assim, apesar de trazer alguns exemplos práticos voltados para a política internacional, o livro dialoga com diversos campos de pesquisa.
Organizado por Isabel Rocha de Siqueira, Bruno Magalhães, Tatiana Castelo-Branco e Sebastián Granda, o livro foi escrito a partir da experiência dos cursos oferecidos pelo Laboratório de Metodologia do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio.
Nesta obra, os autores Thiago Rodrigues, Marcos Kalil Filho, Carla Rodrigues, Emma Mc Cluskey e Bruno Magalhães oferecem uma experiência específica na metodologia abordada e dicas de como proceder com as leituras necessárias para maior aprofundamento sobre cada abordagem.
A principal contribuição do livro consiste em preencher a lacuna existente na bibliografia especializada em metodologia para a disciplina de RI.
Constata-se a inexistência de material específico para o nosso campo de estudos em português, assim como a necessidade de discutir seriamente perspectivas além do positivismo – paradigma predominante na academia brasileira de RI.
De maneira mais abrangente, dado o caráter transdisciplinar das RI, procura- se também estabelecer e aprimorar os diálogos com outros campos de estudo, como comunicação, antropologia, filosofia, sociologia, letras, entre outros.
Esperamos que este seja apenas o começo de uma reflexão cada vez mais profunda, imbricada e política do papel da metodologia na produção de um conhecimento capaz de atender melhor à complexa e desafiadora realidade em que vivemos.
