Multimodalidade E Práticas De Multiletramentos No Ensino De Línguas

Os artigos desta obra fazem um convite a professores e estudantes de línguas interessados no contexto da pedagogia dos multiletramentos.

A Sociedade da Informação tem início nas últimas décadas do século XX e abre espaço para um novo e complexo processo de mudança social, definido pelo paradigma das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs.

Assiste-se, então, nesse contexto de disseminação e fortalecimento do uso cotidiano da internet, a democratização do acesso à informação e à emergência de novas formas de pensar, de agir, de interagir social e linguisticamente e de produzir e compartilhar conhecimento.

As práticas sociais mediadas pela linguagem requerem dos sujeitos multiletramentos, ou seja, novos meios de construção de sentidos, em consonância com a diversidade de culturas, linguagens, mídias e tecnologias, como pode ser observado nos processos de ensino-aprendizagem de línguas, na contemporaneidade, que apontam de forma significativa os avanços dos estudos das práticas de leitura, escrita e análise crítica, voltadas a estudantes da educação básica e do ensino superior, capazes de integrar ao texto verbal, imagem, som e movimento.

Tais práticas alinham-se à cultura da convergência, e exemplares de experiências formativas são encontradas nos trabalhos reunidos nesta obra, confirmando que a convergência diz respeito a uma transformação cultural associada a novas formas de articular informações e fazer conexões por meio de conteúdos midiáticos dispersos, por isso não decorre apenas do uso de determinados recursos tecnológicos, mas, sobretudo, dos modos como as mentes humanas organizam a realidade em função das interações sociais estabelecidas entre os sujeitos organizados em sociedade.

Isso significa que estamos aprendendo, a partir de nossas interações diárias, a produzir coletivamente novos significados, valores e maneiras de integrar informações e conhecimentos.

Multimodalidade E Práticas De Multiletramentos No Ensino De Línguas é, então, uma obra que faz um convite a professores e estudantes de línguas interessados no contexto da pedagogia dos multiletramentos.

São doze capítulos reflexivos e práticos produzidos por pesquisadores mestres, mestrandos, doutores e doutorandos da área de Letras, com base em experiências na sala de aula com gêneros textuais/discursivos tradicionais e digitais.

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As práticas sociais mediadas pela linguagem requerem dos sujeitos multiletramentos, ou seja, novos meios de construção de sentidos, em consonância com a diversidade de culturas, linguagens, mídias e tecnologias, como pode ser observado nos processos de ensino-aprendizagem de línguas, na contemporaneidade, que apontam de forma significativa os avanços dos estudos das práticas de leitura, escrita e análise crítica, voltadas a estudantes da educação básica e do ensino superior, capazes de integrar ao texto verbal, imagem, som e movimento.

Tais práticas alinham-se à cultura da convergência, e exemplares de experiências formativas são encontradas nos trabalhos reunidos nesta obra, confirmando que a convergência diz respeito a uma transformação cultural associada a novas formas de articular informações e fazer conexões por meio de conteúdos midiáticos dispersos, por isso não decorre apenas do uso de determinados recursos tecnológicos, mas, sobretudo, dos modos como as mentes humanas organizam a realidade em função das interações sociais estabelecidas entre os sujeitos organizados em sociedade.

Isso significa que estamos aprendendo, a partir de nossas interações diárias, a produzir coletivamente novos significados, valores e maneiras de integrar informações e conhecimentos.

Multimodalidade E Práticas De Multiletramentos No Ensino De Línguas é, então, uma obra que faz um convite a professores e estudantes de línguas interessados no contexto da pedagogia dos multiletramentos.

São doze capítulos reflexivos e práticos produzidos por pesquisadores mestres, mestrandos, doutores e doutorandos da área de Letras, com base em experiências na sala de aula com gêneros textuais/discursivos tradicionais e digitais.

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