O livro Currículo Inovador: Experiências Didáticas No IFPR Jacarezinho e seus relatos de experiência revela caminhos importantes sobre o que entendemos como autoformação e formação de um educador.
Os educadores e educadoras dos relatos a seguir convidam-nos a pensar que as narrativas sobre o fazer constituem-se em um importante elemento para a formação permanente.
Um espaço para criar e recriar a partir de dentro. Um relato de experiência revela a vastidão (“mundo, mundo vasto mundo”, como diria Drummond) de pensamentos, conflitos, sentimentos e gestos de um educador. Relatos de experiência não são apenas um passo a passo de como dar uma aula.
Estamos diante de obras abertas, passíveis de interpretação, reflexão, problematização e adaptações. Para quem escreve e para quem lê, um relato de experiência é a chance de vivenciar um processo de criação.
Nas próximas páginas, veem-se as Unidades Curriculares do IFPR Campus Jacarezinho e as trajetórias de vida de cada educador como impulso para um vigoroso processo de (re)invenção coletiva da experiência de ensinar e aprender.
Como não dizer que, além da autoria, esse é um exercício de protagonismo de educadores e educadoras, que, quando encontram um ambiente favorável e com condições para expressar sua autoria, contagiam a todos.
A luta pela autoria de educadores e educadoras está atrelada à melhoria em suas condições de carreira – estão aí as metas 15, 16, 17 e 18 do Plano Nacional da Educação para não nos deixar esquecer –, como também de ambientes escolares favoráveis às trocas de experiência, ao trabalho colaborativo entre pares e equipes, à participação ativa nas tomadas de decisão, ao tempo para investigar, estudar e refletir sobre o que se faz.
O que aprendemos nos relatos de experiência deste livro é que a inovação pedagógica não se resume ao fazer diferente de métodos e técnicas. Partem do reconhecimento da liberdade do(a) educador(a) e do estudante, o que ensinar, o que se quer aprender e como trilhar juntos esse caminho.