
A obra Abordagens Da Educação Física Escolar: Da Teoria À Prática, de autoria do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE); composto por graduandos, pós-graduandos e seus professores; colabora enormemente com a produção acadêmica na área.
Aborda a formação de professores, na atual conjuntura, e enfatiza o papel da Educação Física na escola.
A proposta da publicação é, ainda, acentuar o pensamento do leitor sobre o tema, fazendo-o reconstruir os saberes, de acordo com o que já foi absorvido, analisando incansavelmente o objeto de estudo, a fim de retirar uma conclusão inédita e singular, e disseminando novos conhecimentos a partir da apreciação.
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE), ao produzir o livro Abordagens Da Educação Física Escolar: Da Teoria À Prática, objetivou fomentar um caráter crítico, levando os leitores a uma reflexão sobre o recente cenário no qual a Educação Física está inserida.
A obra elucida incógnitas, e, como também acredita esta Casa Legislativa, mostra que todo o conhecimento é insuficiente frente à necessidade humana.
As mudanças nas instituições escolares, geradas recentemente pela atual cena política e pelos interesses do mercado, levam-nos a trabalhar para garantir, além de outras coisas, a legitimidade e o reconhecimento da Educação Física como elemento basal para a formação completa dos indivíduos.
Pretende-se colocar o leitor, com seus conhecimentos e suas experiências, diante de diversas possibilidades de concepções e de práticas pedagógicas que possam ajudá-lo a pensar sobre si mesmo e sobre sua atuação docente, levando-o, portanto, a deixar-se levar, a mergulhar na leitura, permitindo-se fazer conexões, ressignificações e reconstruções de acordo com o que já se carrega na bagagem, inclusive os sonhos. Essa é a proposta.
