Henrique Becker – Brasil: Um País Deitado Eternamente Em Berço Esplêndido
A aparente predestinação “deitado eternamente em berço esplêndido” deu origem a esse livro. Nas suas páginas se busca apontar prováveis causas para os grandes problemas brasileiros, indo além com possíveis soluções.
Deixando, no final, uma espécie de mensagem para todos os brasileiros.
Está escrito no hino nacional brasileiro:
“Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao Sol do Novo Mundo!”
Essa parece ser a predestinação desse país que possui grande potencial, mas nunca atende com satisfação às expectativas. Uma terra com futuro, mas um futuro que parece nunca chegar.
Um país gigante, rico em recursos naturais, com um clima que favorece a agropecuária em grande parte do seu território e com uma geografia que o beneficia, além de dificilmente enfrentar uma guerra com outros países.
Tudo para o país se desenvolver, mas uma economia que oscila, alguns anos de bons crescimentos econômicos, seguidos por anos de recessão e inflação galopante, um povo que poderia gritar “Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”, mas possui vergonha de sua nacionalidade e de seus líderes.
O “único” motivo de orgulho para o povo brasileiro parecia ser o futebol, mas depois de perder a segunda Copa em casa, dessa vez de forma vexatória, com goleada, passou a ser motivo de vergonha, de chacota.
O maior motivo de vergonha, os políticos incompetentes e corruptos, se superam para envergonhar mais quem votou neles, ou apenas assistiu eles serem eleitos, superando todas as expectativas.
Tudo isso possui uma origem, motivos e algumas possíveis soluções. Contudo, não há um único culpado, uma análise se faz necessária, as atitudes precisam ser imediatas, mas resultados significativos só aparecerão com o tempo.
https://livrandante.com.br/contribuicao/caneca-pedra-no-caminho-branca/