Diálogos Lusófonos em Comunicação e Política é constituída por um conjunto de vozes que se propõem pensar as intersecções entre os campos da comunicação e da política no contexto das democracias contemporâneas, especialmente daquelas que compõem o espaço público da lusofonia. Trata-se de um esforço colectivo para compreender as peculiaridades de um sistema político visivelmente inseparável das lógicas comunicativas. Com efeito, diferentes dinâmicas de mediatização da vida política têm marcado a convivência entre as instituições políticas, os meios de comunicação e os cidadãos, dinâmicas que particularmente interessam à obra que a partir deste momento se coloca à disposição do leitor.
Os textos reunidos neste livro são contributos notáveis de investigadores e investigadoras provenientes de diversos espaços da lusofonia. É uma tentativa de oferecer actualização a estudos que têm sido desenvolvidos, com maior força, sobretudo ao longo dos últimos vinte anos, no quadro da Comunicação Política. Vistas em conjunto, as reflexões aqui colacionadas representam um mosaico temático estimulante e representativo das preocupações de uma área de estudos profundamente interdisciplinar, cuja estruturação, enquanto disciplina de conhecimento, resultou da convergência de dois campos autónomos do saber: a Comunicação e a Ciência Política.
Da união dos interesses epistemológicos desses campos, constituiu-se, no âmbito da Comunicação Política, um objecto de estudos multifacetado, que aflorou o interesse académico pela exploração das mensagens veiculadas dentro do sistema político. Esse objecto, naturalmente complexo, para cujo entendimento são fundamentais abordagens multidisciplinares, compreende a observação sistemática dos fluxos comunicacionais em torno da actividade política, sejam tais fluxos promovidos pelas máquinas do marketing político, sejam elaborados isoladamente pelos meios de comunicação, sejam, ainda, resultado da combinação de lógicas processuais situadas na ténue fronteira entre a comunicação social e a política partidária.
Esses tópicos de investigação, muitos dos quais estão no horizonte de reflexão dos autores e das autoras desta obra, definem os grandes interesses da investigação em Comunicação Política, metaforicamente designada por Angelo Panebianco de sistema nervoso de toda a unidade política.
Diálogos Lusófonos Em Comunicação E Política
Link Quebrado?
Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.