Gênero, Sexualidade E Educação

A profundidade e amplitude com que são tratadas as questões da mulher neste livro nos coloca o desafio de nós (professoras/es, atores e atrizes da educação brasileira) de fato repensarmos nossas práticas educacional, sindical e cotidiana e nos abastecer de uma nova teoria científica que leve em conta as mulheres como sujeitos.

0 que nos propõe Gênero, Sexualidade e Educação é muito mais do que contar a história do feminismo ou da visibilidade à opressão sexista, em si, que recai sobre a mulher ao longo da história.
Ao enfocar gênero como uma categoria de análise, Gênero, Sexualidade E Educação revê as teorias construídas pelas/os estudiosas/os feministas e propõe um pensamento plural, que analise a fundo as representações sociais e escape dos argumentos biológicos e culturais da desigualdade, os quais sempre têm o masculino como ponto referencial. O exercício que se propõe aqui é um rompimento com pensamento dicotômico: feminino em oposição ao masculino; razão/sentimento; teoria/prática; público/privado, etc. "Os sujeitos que constituem a dicotomia não são, de fato, apenas homens e mulheres, mas homens e mulheres de diferentes classes, raças, religiões, idades, etc, e suas solidariedades e antagonismos podem provocar os arranjos mais diversos perturbando a noção simplista e reduzida de homem dominante e mulher dominada".
Numa demorada passagem por Foucault, a autora expõe a rede de poder que permeia esta questão e nos diz que os gêneros se produzem na e pelas relações de poder.
Portanto, se não são as mulheres desprovidas de poder e se o exercício do poder dá-se entre os sujeitos capazes de resistir, também é a ele inerente a liberdade. Para Foucault
"Não há poder sem liberdade e sem potencial de revolta". A autora não deixa escapar, amparada por um mergulho teórico, outros pontos fundamentais que envolvem as questões de gênero: a linguagem, a sexualidade e a sala de aula, o homossexualismo, a construção da imagem, da professora e do professor, a relação da construção das identidades de gênero e a questão racial. Este livro nos instiga a pensar epistemologicamente as questões de Gênero e desprover-nos das armas e dos preconceitos. As palavras fazem história, e é acreditando na força das palavras que a CNTE, através da Secretaria da Mulher, providenciou esta publicação e proporciona às/aos educadoras/es brasileiras/os a possibilidade de levar muito a sério, na prática educacional e nas construções teóricas, a formação das identidades de gênero e, é lógico, contribuir para barrar a discriminação e a violência que residem neste campo. Por fim, é um privilégio termos a professora Guacira Lopes Louro como interlocutora deste tema. Historiadora, pesquisadora reconhecida, ela tem protagonizado muitos outros feitos importantes nos estudos de gênero. Por isso, soube tão bem conduzir estas que são as dela e as nossas inquietações.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Gênero, Sexualidade E Educação

A profundidade e amplitude com que são tratadas as questões da mulher neste livro nos coloca o desafio de nós (professoras/es, atores e atrizes da educação brasileira) de fato repensarmos nossas práticas educacional, sindical e cotidiana e nos abastecer de uma nova teoria científica que leve em conta as mulheres como sujeitos. 0 que nos propõe Gênero, Sexualidade e Educação é muito mais do que contar a história do feminismo ou da visibilidade à opressão sexista, em si, que recai sobre a mulher ao longo da história.
Ao enfocar gênero como uma categoria de análise, Gênero, Sexualidade E Educação revê as teorias construídas pelas/os estudiosas/os feministas e propõe um pensamento plural, que analise a fundo as representações sociais e escape dos argumentos biológicos e culturais da desigualdade, os quais sempre têm o masculino como ponto referencial. O exercício que se propõe aqui é um rompimento com pensamento dicotômico: feminino em oposição ao masculino; razão/sentimento; teoria/prática; público/privado, etc. “Os sujeitos que constituem a dicotomia não são, de fato, apenas homens e mulheres, mas homens e mulheres de diferentes classes, raças, religiões, idades, etc, e suas solidariedades e antagonismos podem provocar os arranjos mais diversos perturbando a noção simplista e reduzida de homem dominante e mulher dominada”.
Numa demorada passagem por Foucault, a autora expõe a rede de poder que permeia esta questão e nos diz que os gêneros se produzem na e pelas relações de poder.
Portanto, se não são as mulheres desprovidas de poder e se o exercício do poder dá-se entre os sujeitos capazes de resistir, também é a ele inerente a liberdade. Para Foucault
“Não há poder sem liberdade e sem potencial de revolta”. A autora não deixa escapar, amparada por um mergulho teórico, outros pontos fundamentais que envolvem as questões de gênero: a linguagem, a sexualidade e a sala de aula, o homossexualismo, a construção da imagem, da professora e do professor, a relação da construção das identidades de gênero e a questão racial. Este livro nos instiga a pensar epistemologicamente as questões de Gênero e desprover-nos das armas e dos preconceitos. As palavras fazem história, e é acreditando na força das palavras que a CNTE, através da Secretaria da Mulher, providenciou esta publicação e proporciona às/aos educadoras/es brasileiras/os a possibilidade de levar muito a sério, na prática educacional e nas construções teóricas, a formação das identidades de gênero e, é lógico, contribuir para barrar a discriminação e a violência que residem neste campo. Por fim, é um privilégio termos a professora Guacira Lopes Louro como interlocutora deste tema. Historiadora, pesquisadora reconhecida, ela tem protagonizado muitos outros feitos importantes nos estudos de gênero. Por isso, soube tão bem conduzir estas que são as dela e as nossas inquietações.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog