
Ao criar, vamos ao encontro de nossa casa, o nosso cosmos. Cada casa contém o seu porão e sótão, cabe a cada indivíduo a tarefa de escolher qual parte trabalhar.
Este início encontra-se ao final da pesquisa, momento do relato de seis obras, presentes em uma exposição denominada Entre Nós E Sentidos. É através do sensorial que sentimos o mundo, é pelo sensorial que apreendemos o mundo, e através do intelecto reexaminamos o mundo.
As obras criadas suscitam o íntimo do autor, que por vezes pode estar velado, mas é pela vivência de cada ser que a obra irá ganhar novas significações.
O autor exprime por meio da linguagem escrita e falada a sua poética e as suas memórias, porém a obra sendo atemporal, como cita Gadamer, dirá para cada pessoa algo particular de si. Do aroma da canela que remete a afetividade materna aos sonhos inacabados da trama de fios da avó paterna, o último capítulo é uma imersão em meio a morada da autora.
Segundo Fayga Ostrower é pela criação que configuramos, ordenamos e significamos o mundo. A pesquisa tem como tema a análise dos aspectos sensoriais e estéticos das produções artísticas brasileiras.
A problemática desse trabalho está em como compreender a relação estética e sensorial das instalações artísticas dos artistas Ernesto Neto, Josely Carvalho, Cildo Meireles, juntamente com as produções da exposição Entre Nós E Sentidos, ocorrido em 2018 no Museu Campos Gerais, sendo as obras produzidas pela pesquisadora.
Como metodologia foi usada a análise qualitativa, voltado na pesquisa do campo da arte e na produção pessoal da autora, abordando aspectos históricos, procurando aprofundar aspectos sociais, sensoriais e estéticos através das obras de arte.
Com referências em João-Francisco Duarte Jr., Ariano Suassuna, Hans-Georg Gadamer, Brian O’Dorothy, Fayga Ostrower, Gianni Carchia e Paolo D’Angelo, a pesquisa pontua momentos da arte contemporânea e contemporânea brasileira, trazendo questões referentes a instalação artística e de seis obras da exposição Entre Nó E Sentidos, permitindo alcances na área de artes visuais, aliando a área filosófica, sociológica e artística.
Nas considerações finais podemos inferir que o artista é um pesquisador, esse carrega referenciais de outros artistas, mas também suas memórias e cultura, quando transformadas são ressignificadas.
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