
As Ciências Sociais abarcam, no meio acadêmico brasileiro, grosso modo, três especialidades: Antropologia, Ciência Política e Sociologia. A maioria das universidades brasileiras adota um modelo de formação mais generalista (englobando as três especialidades) na graduação, reservando a especialização para ser desenvolvida na pós-graduação.
A Universidade de Passo Fundo (UPF) adota uma relação singular com essas especialidades. Por um lado, não existe um curso específico de graduação em Ciências Sociais, a exemplo de outras instituições congêneres.
Por outro, incorpora esses conhecimentos em disciplinas do chamado “núcleo comum”, oferecidas a todos os cursos de graduação da UPF, como uma das maneiras de propiciar aos acadêmicos uma formação mais humana (não voltada apenas a aspectos estritamente técnicos de suas respectivas profissões).
Essa experiência vem sendo aperfeiçoada ao longo dos últimos anos, por intermédio da Área de Ciências Sociais (ACS), vinculada ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UPF), que agrega o corpo docente dessas disciplinas.
A ACS tem atuação destacada em projetos de ensino, pesquisa e extensão – nas atividades administrativas, de qualificação e promoção da universidade. A atenção aos processos de autoavaliação da instituição levou à conclusão da necessidade de ampliação da inserção da ACS na UPF.
Uma das iniciativas é a oferta da disciplina Tópicos Especiais em Ciências Sociais para alguns cursos de graduação, como uma continuidade das disciplinas obrigatórias do núcleo comum oferecidas pela área.
Outra foi a criação da Especialização em Ciências Sociais, já encerrando, em 2018, a sua segunda edição. A Especialização em Ciências Sociais da UPF é bastante singular, pois oferece uma formação, ao mesmo tempo, generalista (no âmbito interno das Ciências Sociais) e especializada (no que tange à sua relação com as demais disciplinas).
Propicia o estudo das teorias clássicas e contemporâneas da Antropologia, da Ciência Política e da Sociologia, bem como de seus pressupostos metodológicos. Busca permitir que graduados em diferentes campos do conhecimento se aproximem do rico potencial teórico-metodológico que as Ciências Sociais oferecem.
Esta coletânea é resultado da seleção dos melhores artigos apresentados como trabalhos de conclusão de curso na 1ª edição. Tais trabalhos passaram pela orientação do corpo docente da especialização e foram defendidos perante banca examinadora, composta por outros dois professores, que indicaram aqueles com potencial para publicação.
A ampla abrangência dos assuntos tratados, a diversidade de metodologias adotadas e a relevância social dos problemas de pesquisa são indicadores fundamentais do aprendizado alcançado e da maturidade intelectual da turma.
Nos artigos que compõem este livro, não há lugar para a fuga de polêmicas, mas tampouco o oferecimento de respostas simples a problemas complexos.
Estes textos traduzem a utilização das Ciências Sociais como ferramenta de defesa perante o senso comum simplório e reducionista, um “esporte de combate”, na famosa expressão de Pierre Bourdieu.
Em um cenário de crise de legitimidade institucional da nossa área, nada mais oportuno do que reafirmar a qualidade da análise social teórico-metodologicamente alicerçada.
